sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Na Estante: De Volta aos Quinze


Normalmente eu devoro livros - um atrás do outro se sobra tempo - mas em alguns raros momentos eu fico dias sem conseguir levar uma leitura para frente. Infelizmente isso acontece com os livros que não combinam muito comigo, acho que essa vai ser uma das resenhas mais complicadas de escrever, normalmente fico sem palavras quando o livro é muito bom, mas o que fazer quando ficamos sem palavras por não querer falar mal de um livro? Eu respeito muito o trabalho de todo e qualquer autor, afinal ele gastou um tempo precioso de sua vida para compartilhar com alguns leitores uma história, mas o fato é que esse livro complicou muito para meu lado. Eu adoro a Bruna (autora do livro) como blogueira e até como pessoa (pelo que vejo no facebook e twitter dela), mas realmente escrever um romance não foi a melhor escolha da vida dela.

O livro conta a história da Anita, uma mulher de 30 anos que depois de alguns problemas no casamento da irmã acaba entrando no link do seu antigo blog, de quando tinha 15 anos, e volta no tempo. Ela volta exatamente para o primeiro dia de aula no ensino médio e, achando que era seu dever, resolve mudar algumas coisinhas em seu passado. Depois de algumas horas ela acaba mais uma vez olhando para seu blog e por conta de alguma interferência (mágica?) ela volta para o presente e descobre que suas ações no passado tiverem reações bem grandes em seu presente. No meio de toda essa bagunça de passado e presente ela ainda descobre que está apaixonada por seu melhor amigo de uma vida, Henrique, mas ela só percebe isso quando o vê com outra. É aí que ela resolve voltar mais uma vez no tempo e investir no menino desde cedo, e é claro que essa ação no passado teve uma reação três vezes maior no presente.

"Quando você escolhe seu futuro, o presente inevitavelmente vira o passado. (...)" - Página 201

Isso é algo meio lógico, toda ação tem uma reação. Tudo que Anita fazia de diferente eu seu passado refletia em seu presente. Nem sempre da forma que ela queria, para falar a verdade, nunca da forma que ela queria. O livro continua enquanto ela tenta arrumar sua vida, ou pelo menos, o que uma vez foi sua vida. Ela já não se reconhecia no espelho de tão diferente que estava, seus amigos já não eram mais os mesmos e até o emprego ela tinha perdido. Ok, ela faz um amigo novo que fez algumas coisas valerem a pena (um dos poucos personagens que realmente me deu vontade de seguir a leitura, o Joel), mas isso é um detalhe. O dever de Anita é arrumar tudo e correr atrás da vida dos sonhos dela. Mas é bem mais complicado do que parece, ainda mais quando um blog mágico fica te levando para viagens no tempo sem avisar.

"Quantas vezes mais eu preciso quebrar meu coração para ele se encaixar no seu?" - Página 218

O livro é o primeiro de uma trilogia, mas na minha pequena e humilde opinião poderia ter terminado no último capítulo desse livro mesmo (não no epílogo). Algumas pontas ficariam soltas? Talvez, mas pelo menos evitaria outro livro "não-devorável" como esse. Se eu fiquei curiosa com o que pode acontecer no próximo livro? Sim, mas não por conta da personagem principal, o que me preocupa mais são os dois amigos dela. Os personagens - não são muitos - são um pouco vagos. Sabemos que os meninos do livro são perfeitos, com corpos lindos e ótimos de papo, mas para aí. Eu sei que a Anita é uma maluca apaixonada que age sem pensar, mas também não vai muito mais longe que isso. Preciso falar que os últimos três capítulos foram bons, li rápido e de forma devorável... Mas só os três últimos.

Eu não posso negar, esperava bem mais (no geral). Na sinopse do livro tem escrito que ela volta para a época mais intensa da vida, que é o ensino médio segundo o texto, mas só vemos a personagem na escola umas duas ou três vezes. Acho que estava esperando cenas divertidas dela com seus amigos no Ensino Médio a ponto de me lembrar dos meus dias nessa idade, mas quebrei a cara. Esperava uma viagem no tempo de responsa, não esse vai-e-vem sem sentido. Me sinto tão mal falando essas coisas de um livro, mas é a verdade (a minha verdade, lembrando que isso tudo é a minha opinião). Sem esquecer que tem alguns errinhos de português aqui ou ali, mas isso é culpa da editora, acho.

A personagem tem trinta anos, mas todas suas ações são de uma menina com eternos quinze anos. Acho que ela (Bruna) teria se dado bem melhor se tivesse escrito uma história só sobre a menina no ensino médio que sofre com o amor. (Argh, estou me sentido horrível por escrever essas coisas, mas se eu escrevesse uma resenha falsa seria 30x pior, né?). Se você ficou curioso, eu dei três estrelas no skoob para esse livro, até pensei em dar duas, mas o Henrique e o Joel mereciam uma a mais, haha. Ainda amo o blog da Bruna e os textos dela para a Capricho, mas não sei se vou ter coragem de ler os outros livros dela. Você já leu? O que achou?

De Volta aos Quinze
Autora: Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
Páginas: 222
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

8 comentários:

  1. Izaaa, que difícil fazer uma resenha quando a gente não se identifica com o livro, né? rs
    Tava bem curiosa pra saber o que você tinha achado, porque apesar de admirar muito a Bruna como blogueira, já achei inúmeros outros errinhos dela em termos de escrita, principalmente num livro que é seu romance de estreia.
    Gostei bastante da resenha, prefiro sua sinceridade a comprar o livro por causa de uma resenha "5 estrelas" e quebrar a cara.
    Estou com o livro de contos da Bru aqui e acho que vou dar uma chance, mas não sei se posso dizer o mesmo desse, hehe
    Beijão, flor :)

    www.missthay.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito complicado, geez! D:
      Até eu estava curiosa para saber o que eu ia achar, haha
      Fico feliz, de verdade, que tenha gostado, foi complicado escrever assim de um livro, mas pelo menos falei o que realmente achei, né?

      Alguém, não lembro quem, me falou que o de contos é melhor... Descobre e me conta! haha

      beijos <3

      Excluir
  2. Eu não gosto muito dos textos da Bruna pra Caprinho, apesar de gostar do blog e dos vídeos dela. E tinha receio de ler os livros dela e bem, acho que meio receio é verdade.
    Ótima resenha!
    Beijinhos
    http://bmpcarneiroescreve.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu acho os da revista simples e leves, gosto muito (:
      Infelizmente, no caso desse livro, é verdade... Não posso falar do de contos, porque nunca li, kk

      Muito obrigada! <33

      beijooos

      Excluir
  3. Olá, Izabela! Estou com o Depois dos Quinze na minha estante e espero começar logo. Muitas pessoas o elogiam bastante e eu espero gostar. Eu também queria ler esse livro, mas, depois de ler sua resenha, resolvi que vou ler erm PDF. Porque, se eu não gostar, posso parar e não ficar olhando pra ele na estante. Enfim, gostei muito da sua sinceridade ao falar do livro. Sua resenha foi ótima! Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Emily!
      Depois você me conta, pretty please, o que achou? Já me falaram que o de contos é bem melhor que o romance! kk
      É uma boa, aí se você gostar você pega o físico...

      Fico feliz, de verdade, que tenha gostado!

      beijos :D

      Excluir
  4. Nossa finalmente uma resenha que não esteja babando nesse livro, tipo eu adoro a Bruna acompanho ela e tudo, mas eu acho que as pessoas ao falarem dos livros dela, não olham com uma visão racional, crítica e de fato não analisando a história para fazer a resenha e isso é chato porque quando eu leio resenha de um livro é porque algum dia eu tenho intenção de compra-lo e quero ver a opinião sincera de alguém para saber mais..me sentir mais segura ao comprar, e isso eu falo como leitora que sou, e apesar de ser desagradável para um blogueiro falar o que vc falou eu achei admirável porque você foi sincera e ao mesmo tempo respeitou muito a opinião dos outros e também respeitou a autora, sei lá vc esta de parabéns e eu adorei a resenha <3
    xoxo

    Imagine Belle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nunca li nenhum resenha desse livro, comprei e li na cara e na coragem mesmo, haha. Eu estava conversando com uma amiga minha e o fato é que muitas pessoas que elogiaram muito esse livro provavelmente ainda não tiveram a chance de ler um livro verdadeiramente bom. O que é meio triste até, kk.
      Eu achei digno falar exatamente o que senti com o livro por conta disso, afinal, também procuro em outros blogs sobre um livro ou outro que quero ler, e nessas vai que quebro a cara porque falaram que é ótimo e não é? D:

      Fico MUITO feliz que tenha achado isso, de verdade! <33

      Eu estava preocupada, mas seu comentário fez meu dia <3

      xoxoxx

      Excluir