terça-feira, 12 de março de 2013

Na estante: Wake

Eu realmente não gosto muito de livros que contam a história em terceira pessoa com a história sendo contada no presente. Mas como em Jogos Vorazes mesmo sendo contado no presente (mas em primeira pessoa) eu amei, resolvi dar essa chance para Wake. Essa forma ainda incomoda um pouco para ler (pelo que vi nas críticas do livro no skoob não fui a unica a pensar isso), mas a história é tão cativante que aos poucos você esquece isso, ou não. rs

Esse livro estava em minha estante já fazendo aniversário. Eu sempre olhava para ele, mas nunca vinha a vontade de ler. Izabela, então por que você comprou esse livro? Rolavam boatos, na época que eu comprei, que a Miley Cyrus iria fazer a personagem principal desse livro no cinema. Como fã alok eu fui e comprei, li a sinopse na capa e como gostei levei para casa completamente serelepe pimpona. O tempo passou e nada de ir para o cinema, e eu acabei sem vontade de ler o livro.
Um dia eu estava vendo o Discovery, um dos meus canais favoritos por mais que não pareça, e em um especial sobre uma detetive apareceu a autora desse livro. Ela estava procurando por uma amiga de infância, que havia inspirado uma das personagens do livro. Agora que li faz muito mais sentido toda aquela história, e bom, agora sei quem é a personagem. rs

Depois de muita enrolação, bem mais de um ano se não me engano, finalmente comecei a ler o livro. Não gostei, na realidade comecei detestado cada página do livro. Mas tenho uma mania boba de dar chances aos livros que começo não gostando. Cada livro (que começo não gostando) tem até o quarto capítulo para me conquistar, se passar disso e eu continuar detestando eu abandono e coloco na lista do: Um dia eu volto a ler. E foi assim, começou de uma forma chata, mas cheguei ao quarto capítulo e não queria mais parar de ler.
Seus sonhos não lhe pertencem... Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos das outras pessoas está se tornando normal. Ela não pode contar a ninguém sobre isso - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com a habilidade que não quer e não pode controlar. Mas de repente, Janie fica presa em um pesadelo  horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela é mais do que uma mera espectadora. Janie se torna uma participante...

Janie é uma garota que de alguma forma é puxada para dentro de sonhos alheios. Ela não escolhe, simplesmente acontece. Se você dorme perto dela, como muitos alunos na escola faziam, ela vai parar no seu sonho, assim, completamente sem opção. Dependendo dos sonhos tudo fica tranquilo, mas alguns como pesadelos podem fazer uma mal a ela que não pode ser descrito. Ela sempre esteve sozinha, sua mãe nunca ligou para ela de verdade, e sua melhor amiga fica distante na busca de amizade com as populares. Aos poucos Janie vai descobrindo mais sobre "seus poderes" e em quem ela pode e deve confiar. Nesse ponto entra Cabel, o quase galã da história, que entra no mundo dela e consegue controlar aos poucos seus sonhos. Janie ainda conta com uma ajuda especial, e descobre que não é a única "apanhadora de sonhos".
Detalhe legal: O livro fala a data e a hora que cada coisa está acontecendo, dando uma noção de quanto tempo ela fica presa num sonho, por exemplo.

Não sou boa contando as histórias dos livros, se eu for falar mais vou soltar muitos spoilers, o que nesse livro não seria legal. Posso falar que em alguns momentos o livro me lembrou de Belo Desastre (meu bebê, saudades Travis), não teve o mesmo efeito, afinal BD consegue te fazer esquecer do mundo, mas o tipo do livro lembra bem. Acho que os palavrões também ajudam nessa ligação. Mas o fato é que Cabe não chega nem aos pés do Travis... Ou chega, não sei. Ainda preciso ler as continuações para descobrir.

Sim! Viva! Tem mais dois livros na série. Os links dos mesmo na saraiva já foram enviados para mamãe, espero com um sorriso de criança na noite de natal os dois para irem para minha estante, e claro, para eu ler. Para quem quiser saber um pouco mais aqui vai o link da editora, ou melhor, da página da coleção Wake na editora Novo Século.
Wake - Despertar
Autora: Lisa McMann
Editora: Novo Século
Páginas: 205
skoob do livro e o meu skoob (:

4 comentários: