sexta-feira, 10 de julho de 2020

Na Estante: O Desejo Secreto do Coração


E depois de alguns anos (é isso mesmo, produção?) aqui estamos nós de novo com mais um livro da série Batidas Perdidas, da Bianca Briones. O livro, que não faz mais parte da mesma editora dos anteriores, está disponível em forma física, mas também está em ebook na amazon e, inclusive, está pelo unlimited. Eu já li toda a série, e tem vídeo no canal sobre ela, e eu já sabia que podia esperar uma história com uma carga emocional muito forte, mas esse aqui foi um pouco além. Estou avisando desde o começo da resenha, pois o livro não faz isso... e eu acho que devia (tem por cima na sinopse, mas não é todo mundo que lê sinopse antes de ler um livro, tipo eu). O livro trata sobre relacionamento abusivo e toca em temas como violência doméstica e estupro. Ou seja, na minha pequena opinião, deveria ter um aviso no começo. Isso não daria spoilers, mas evitaria que algumas pessoas não se sentissem bem durante a leitura. Eu que nunca passei por nada disso me senti bem mal no final da leitura, estranha mesmo. Isso quer dizer que é um livro ruim? Muito pelo contrário, o livro, como sempre, é muito bem escrito, devorável, com uma história que te prende e, por tudo isso, ele ficou com cinco estrelas. Não ache que por ele conter o que eu avise ali em cima ele é só sobre isso. Ele é sobre a vida da personagem principal e como isso tudo a afetou e afeta milhares de mulheres no mundo todo. Mas isso tudo em um ambiente relativamente leve e rodeada de personagens que já conhecemos bem (da série) que são divertidos e leves. Nem preciso falar que é um livro com conteúdo adulto, né? Mas vou falar de novo: O livro toca em assuntos delicados. Leia com cuidado.

Fernanda se casou muito nova logo após descobrir que estava grávida. Ela estava apaixonada e acreditava ter achado alguém que nunca a abandonaria, afinal, ela já tinha perdido muitas pessoas que confiava. Com o passar do tempo, o sonho vai se transformando em pesadelo quando ela vai descobrindo quem seu marido é na verdade. Um homem controlador, machista e abusivo que não a deixa viver sua própria vida e a afasta de tudo e todos que poderiam perceber que algo estava errado. Com medo de perder a única pessoa que ela acreditava que não a abandonaria, ela aprendeu a fingir para o mundo que estava bem, mesmo quando estava vivendo seu inferno pessoal.

Lucas perdeu toda a sua família, mas encontrou forças para seguir em frente e lutar pelo que ama e acredita, seu trabalho. Ele conseguiu um emprego na agência do avô de Fernanda e dava sempre seu melhor, sempre disposto a se desdobrar para ajudar o dono do lugar, que o considerava da família já. Exatamente por isso ele nem pensa duas vezes quando o chefe o pede para trabalhar em um projeto especial e social com sua neta. Uma amizade começa a surgir quando os dois passam os dias juntos e, delicado como é, Lucas começa a perceber que tem algo na vida de Fernanda que não é bem como ela conta. O que ele nem imaginava é que a história era ainda mais complicada do que parecia e que o marido de Fernanda não estava nem um pouco disposto a perder sua esposa e tudo que ele comandava com isso.

Lucas é um personagem doce e cativante, assim como muitos dos já criados pela autora. Ele é quem dá a leveza dessa história que tanto precisa de alguns momentos leves para conseguir seguir em uma balança. Fernanda é uma personagem absurdamente bem escrita e você consegue sentir o medo e as angustias dela a cada linha que lê (e é aí que mora o perigo que avisei). Vale comentar, também, que é sempre bom rever os personagens queridos dos outros livros, mas que me confundi várias vezes com quem era quem... quem namorava quem... quem era parente de quem. Por sorte, a autora colocou uma tabela informando os detalhes disso no começo do livro. O problema? Pelo kindle ficava ruim ficar indo e voltando toda vez que eu esquecia quem era algum dos personagens. Acredito que com o livro físico isso seja mais fácil.

Se você ainda não leu a série, indico muito a leitura de todos que vieram antes desse para, depois, começar essa leitura. Em tese, você não precisa ler um para entender outro, mas esse (em especial) acredito que vai confundir muito quem ler sem ter lido os outros. O que me lembra, esse é o livro mais curto da série. Claro, tem contos que são menores, mas dos livros mesmo esse é o menor e, de começo achei que seria um ponto negativo, mas dada a carga emocional que ele carrega eu achei que ele, no final, tem o tamanho perfeito para o que ele conta. No mais, vale a pena a leitura, mas tenha em mente que não será uma leitura leve... mas sim uma necessária.

Acabei de perceber que tem seis anos que li o primeiro livro da série... tô ficando velha.

O Desejo Secreto do Coração
Autora: Bianca Briones
Editora: Amazon
Páginas: 294
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário