sábado, 20 de junho de 2020

Na Estante: Raio de Sol


Pensa num livro que eu enrolei para ler. Faz um bom tempo que esse é um dos livros favoritos de uma das minhas melhores amigas (ela tem até mesmo tatuagem dele!) e mesmo assim eu enrolava. E aí eu ganhei um kindle novo (de uma outra amiga que também é maravilhosa) e ele estava lá no unlimited e eu pensei: está na hora de ler. Sim! Ele foi a estreia do meu kindle novo e isso, por si só, já é bem legal. Mas calma lá que eu passei por uma senhora montanha-russa de emoções lendo esse livro e é claro que vou compartilhar isso com vocês. A história, de certa forma, é bem leve e devorável, mas tem um final de que pode quebrar seu coração em mil pedacinhos (estou avisando isso, pois gostaria que alguém tivesse me avisado... não é mesmo dona Bruna). A escrita da autora também é ótima e todos os personagens conseguem um lugar em nosso coração durante a leitura. E é aí que vem o choque. E deu quatro estrelas mesmo assim. Oi? Como? A culpa é do final e eu vou explicar melhor (mas sem spoilers). Então... vamos lá.

Faça épico, é isso que Kate gosta de levar como meta de vida. Uma espécie de Poliana moderna (jogo do contente!), é assim que ela leva a vida. Mesmo tendo passado por muitas coisas bem complicadas, ela sempre tenta ver o lado bom de tudo e seguir da maneira mais leve possível. Exatamente por isso que seu melhor amigo de uma vida toda, Gus, a chama de Raio de Sol. Mesmo estando bem na Califórnia, depois de passar por mais algumas provações da vida ela decide que precisa mudar de estado, indo para Minnesota, e fazer faculdade. O que ela não esperava, era encontrar novos amigos maravilhosos por lá e como que isso ia deixar a vida dela ainda mais feliz. É assim que ela conhece Keller. Um universitário que trabalha na cafeteria perto do campus que divide com Kate muitas coisas. O gosto por músicas boas, alguns amigos em comum e alguns segredos do passado também.

É o seguinte. Os personagens secundários desse livro roubam a cena sempre que aparecem e eu adoro quando isso acontece e é de uma forma bem escrita. Além disso, a relação do Keller e da Kate e amizade dela com o Gus e todos os outros personagens fez meu coração ficar quentinho. Mas quando terminei o livro eu estava com tanta raiva do final que, de birra, tirei uma estrela do livro. Essa é a verdade. É um livro real, meio que para nos lembrar que nem tudo são flores na vida, mas que a forma como vemos isso é o que de fato nos define. Mas o que me irritou mais (olha a revolta ainda presente aqui) é que o livro é tão leve, divertido e do nada, boom, temos o final dele que eu, obviamente, não vou falar o que acontece. Para quem gosta de new adults que são verdadeiros e muito devoráveis, eu super indico o livro mas já aviso, prepare seu coração para o final dele.

É importante lembrar, também, que o livro trata de assuntos bem sérios que podem ser gatilho para muita gente. Bulimia, assédio, homofobia... Enfim, a lista vai crescendo e, por sorte, nada é tratado de forma irresponsável. Muito pelo contrário, como eu disse, o livro mostra a realidade. Mas é sempre bom avisar, não é? Em resumo, é uma história que tenta nos lembrar a importância de viver o agora sem se preocupar tanto com o amanhã, afinal, nunca sabemos o que pode acontecer. Por isso, faça épico.

Raio de Sol
Autora: Kim Holdem
Editora: Planeta 
Páginas: 448
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário