quarta-feira, 30 de maio de 2018

Na Estante: Nos Passos do Amor


Quando o assunto é livro de bailarina, sou realmente sempre muito chata. Fui bailarina por quinze anos da minha vida e, por isso, tenho um olhar bem crítico pro assunto. O que mais me incomoda, em geral, é que a história acaba sempre sendo a mesma e o balé, de verdade, normalmente é deixado totalmente de lado, como um simples acessório. Aqui, por outro lado, temos uma história bem legal e diferente do que já tinha lido até então, mas alguns vícios de escrita da autora me deixaram com um pouco de preguiça do livro (o que me fez enrolar muito a leitura). Quando eu animava com a leitura e queria saber o que ia acontecer, tinha alguma frase que me dava preguiça e eu parava de ler por um tempo. E assim foi durante quase toda a leitura. Em resumo, o livro ficou com três estrelas e vou explicar tudo nos detalhes, como sempre.

Alícia nasceu para ser uma bailarina. Desde pequena, sempre amou dançar e vivia para isso. Seus amigos estavam lá no balé, suas horas eram gastas lá e até o amor da sua vida estava lá. Caio era uma estrela guia para ela, eles eram amigos desde antes do que podiam se lembrar e construíram uma linda história de amor e de dança, uma vez que eram parceiros em palco também. A vida dos dois estava cheia de planos para o futuro até que um dia, voltando de uma apresentação, todos da companhia de dança acabam em um acidente de ônibus e isso muda a via de muita gente, principalmente a de Alícia. Danilo é um médico renomado que estudou e morou anos fora do país. Ele é apaixonado pelo que faz e viu que já era a hora de voltar para casa para ficar com sua família e seguir trabalhando com o que ama. Assim que chega, já tem seu primeiro desafio, uma bailarina que estava em coma e, ao acordar, percebeu que não sentia mais suas pernas.

"Anjo, por favor, deixa eu te ajudar." - Página 92

A conexão dos dois é rápida e muito forte. Danilo sente a necessidade de ajudá-la a recuperar seus leves e graciosos movimentos da dança, enquanto que ela vê nele uma faísca de esperança. Todos os outros médicos achavam impossível ela voltar a dançar um dia, mas ele conseguia ir além do que todos estavam vendo e acreditava na recuperação de sua paciente. A relação acaba saindo das salas do hospital e um se apoia no outro para seguir em frente em uma vida completamente nova, com muitos desafios e obstáculos. Não seria fácil para nenhum deles, ainda mais para Alícia que já tinha perdido o amor uma vez.

"Você se apaixonou por ele, não foi?" - Página 232

Ok, vamos lá! Danilo é um personagem legal e a participação dele na história faz sentido, mas como que uma criatura me passa anos fora do Brasil (ganhando muito dinheiro) e nunca volta para ver a família? Sim, essa minha revolta faz sentido na história, mas não vou dar spoilers. Quem leu, vai entender, rs. Alícia me cativou muito no começo, mas depois foi me dando preguiça. Isso não é culpa dela, mas sim da autora que a transformou em uma menina boba que só sabia falar da aparência das pessoas e de como ela estava se sentido, blá-blá-blá. Como comentei lá no começo, esse foi um dos motivos de eu ter enrolado a leitura. A personagem descreve tudo demais e quebra muito a quarta parede (fala diretamente com o leitor). Em alguns momentos, essa quebra é legal, mas o tempo todo cansa. 

Outra coisa que me fez tirar estrelinhas, é o fato de que, praticamente, todo personagem desse livro narra a história. Entendo quando temos trocas de narrador e, nessa história, isso era realmente necessário, mas entre os dois personagens principais já seria suficiente. Não entendi para que colocar (literalmente) até os irmãos dela narrando alguns trechos. Aí passava para um outro médico, voltava para a personagem principal, depois para o par romântico, depois outro irmão... Deu preguiça? Pois é. Enfim, não é meu livro favorito, mas é um dos melhores que já li quando o assunto é balé (isso não quer dizer que gostei da história, mas sim de como a dança é tratada).

Nos Passos do Amor
Autora: Julie Lopo
Editora: Planeta Literário
Páginas: 320
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário