sábado, 13 de janeiro de 2018

Na Estante: Caçadora de Estrelas


Não posso negar que estava esperando muito desse livro, afinal, ele foi um dos ebooks mais comentados do ano passado e esse ano vai, inclusive, virar um livro físico, mas ainda não foi dessa vez que tivemos o primeiro livro com cinco estrelas desse ano. O livro é realmente muito bem escrito, mas a história é muito longa, de uma forma não muito boa. Como assim? Ué, tem livros gigantes que passam sem nem percebemos o tempo e, bom, com esse eu percebi bem o tempo passando enquanto eu lia. Em resumo, a história, além de bem escrita, é bem legal, mas a autora deu muitas voltas no começo e acontecimentos de duzentas páginas (sem exagero) seriam resolvidos de forma mais devorável em umas cinquenta. Por conta disso, acabei enrolando com o livro por alguns dias, até que ontem tomei vergonha na cara e virou questão de honra terminá-lo, ainda bem que fiz isso. Como disse, ele é bom, só enrola demais. O livro ficou com quatro estrelas e, como sempre, vou explicar tudinho para vocês.

Eva vive para encontrar sua estrela. Quando era pequena, perdeu sua mãe de forma trágica e sua última lembrança com ela é do momento em que ela contou uma história para ilustrar a importância de achar sua estrela na vida. Ela se agarrou nessa meta como garantia de felicidade e por ter prometido para sua mãe que faria isso nunca pensou em desistir. O que ela não esperava, era que encontrar a tal da estrela era uma missão quase impossível. Seu currículo de ex-namorados era longo e desastroso. Para completar, ela havia acabado de pegar no flagra seu mais novo amor com outro na cama, mesmo depois de ela ter largado tudo para ficar com ele do outro lado do oceano. O que resta é fazer as malas, recolher o que sobra da sua dignidade e voltar com o rabinho entre as pernas para casa do seu pai. O que ela não imaginava, de forma alguma, era que toda a sua vida estaria ainda mais bagunçada do que antes. Nesse tempo em que ficou fora, seu pai se casou sem contar para ela e, de brinde, ela ganhou duas irmãs por conta disso, para completar, seu irmão pegou seu carro emprestado e bateu com ele, dando perda total. Quando ela achou que nada podia ser pior, percebeu que seu gato havia trocado ela por seu melhor amigo, que, para colocar a cereja no topo do bolo, arranjou uma namorada que detesta Eva.

"Nesse momento a única coisa que você precisam saber 
é que passei a vida buscando uma estrela."

Ela não tem muitas escolhas, precisa seguir com a vida mesmo não sabendo muito bem nem por onde começar. Seu melhor amigo, Gabriel, era também seu porto seguro, mas desde que voltou ele estava um pouco distante e ela estava começando a perceber algo de diferente nele. Só podia ser palhaçada do universo, não bastava tudo que tinha acontecido e estava acontecendo, ela ainda precisava se apaixonar de novo, ou melhor, perceber que sempre esteve apaixonada. A jornada para achar sua estrela é longa e muitos obstáculos aparecem no caminho. Eva é temperamental e sempre acaba em brigas quando tenta resolver seus problemas, mas todos já estão acostumados com isso. E é no meio dessa bagunça que o destino resolve dar a maior das surpresas para ela, definitivamente não era a melhor nem a mais fácil, mas era a quela precisava para entender muitas coisas de sua vida. Ela precisaria mais que nunca que sua estrela brilhasse, e muito.

"Não importa qual decisão eu escolha, 
porque ainda vai parecer a decisão errada."

Pegue um liquidificador, jogue lá dentro uma novela mexicana, um livro do Nicholas Sparks e o livro O Garoto do Cachecol Vermelho. Espere bater por alguns minutinhos e pronto, você já tem esse livro. O que me lembra, por favor, nunca faça isso. Bater livro em um liquidificador não deve ser algo bonito de se ver, rs. Enfim, como comentei lá no começo, o livro é bem enrolado e da voltas e partes da história que poderiam ser resolvidas bem mais rápido. E o final, que precisaria de mais calma, é corrido, vai entender. O drama é exagerado e bem clichê, mas isso não é uma reclamação uma vez que amo clichês. A reclamação é sobre o tcham da história ser previsível, mas, mesmo assim, entrar na lista de coisas enroladas. De qualquer forma, o livro é muito bem escrito, de verdade. Quando não está enrolando algum assunto, a leitura é bem devorável e divertida. Eva é completamente maluca e seus pensamentos são sempre inacreditáveis. O livro é narrado por três personagens diferentes (Eva, Gabriel e Ben, um ex-namorado dela que marcou muito sua vida e voltou para complicar ainda mais a história dela, rs) e isso faz sentido em alguns momentos, mas em outros senti falta de apenas um ponto de vista. 

Os personagens secundários são muito bem construídos, mas gostaria de ter visto um pouco mais deles, principalmente da melhor amiga (e cunhada) de Eva. Entendo que o foco principal seja Ben, Gabriel, Eva e a bagunça da vida deles, mas o livro abre um pouco a vida dos terceiros e curiosidade é grande. Quem sabe num vem um spin-off por aí, afinal, isso anda bem na moda no mundo literário. O livro é perfeito para quem ama um bom drama, uma história muito bem escrita e vários clichês, mas é importante lembrar que a história da muitas voltas enroladas, principalmente no começo.

Caçadora de Estrelas
Raiza Varella
Páginas: 544
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário