quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Na Estante: Boa Noite


Eu estava bem curiosa para ler esse livro. A Pam foi uma das primeiras blogueiras literárias que comecei a acompanhar e fiquei bem animada quando descobri que ela lançaria um livro. A animação só cresceu quando fui acompanhando os vídeos dela enquanto escrevia, afinal, estamos falando de um new adult que se passa no nosso querido Brasil. Fiquei ainda ais ansiosa para saber como seria, quais 'marcas' de NA teria e tudo mais. Adorei que ele se passa bem no meio de uma faculdade bem a nossa cara mesmo, mas fiquei um pouco surpresa com a falta de realidade de alguns detalhes. Como acabei de me formar numa faculdade e, para completar, morei numa cidade muito universitária, fiquei boba de ver que muitas das coisas citadas estão mais para American Pie do que faculdades brasileiras, mas é a vida e, de forma geral gostei. O livro ganhou quatro estrelas e, como sempre, vou explicar todos os motivos. O começo achei bem lento e eu não estava vendo um foco na história, mas depois fui me acostumando. Menos blá-blá-blá e mais resenha, ok.

Alina sempre foi a nerd da sala e nunca fez nada fora do normal. Sua família sempre esteve presente em tudo e assim que teve a chance de deixar tudo para trás ela fez sem pensar duas vezes, Faculdade. O lugar em que você pode voltar para a estaca zero e ser quem você sempre quis ser. Ninguém de conhece, os lugares são novos, as experiências são novas e tudo parece diferente. E é assim que Alina começa a nova fase da vida. Tudo começa com a sua mudança para a República das Loucuras, onde ela já faz novos amigos de cara, afinal, dividir casa não é nada fácil, mas com as pessoas certas pode ser completamente divertido e único.

Por fazer engenharia, ela logo sofre muito por ser mulher. Os professores a tratam diferente e como se ela não soubesse nem somar dois com dois. Os colegas de sala fazem questão de diminuí-la e, para completar, nem tudo é tão fácil como parece. As festas universitárias são tão históricas quanto as lendas, mas também são recheadas de bebidas e pegação, coisa que não existia em seu mundo e, de certa forma, parece assustador e ousado demais para tudo que ela já viveu. Mas, espera, essa é a faculdade. A nova estaca zero. Hora da Alina 2.0 entrar em ação e mostrar que de bobinha do interior ela não tem nada. 

"De uma garota que ninguém se preocupava para alguém que está 
em uma lista anônima com conotação sexual." - Página 144

O livro aborda temas importantes e são partes verdadeiras das vidas universitárias. A forma como tudo foi colocado ficou bem legal e, até mesmo, didático, mas sem ficar chato e repetitivo. Era necessário um livro citar e mostrar tudo o que ele mostra. Por mais que algumas das coisas sejam exageradas, continuam sendo verdadeira e, de certa forma, o exagero choca e prende ainda mais a atenção, ou seja, para quem vai entrar na faculdade e lê o livro fica de aviso, mas sem parecer aula chata,

Gostei mais dos personagens secundários do que os principais, mas isso não é a primeira vez que acontece, A culpa é toda da Manu, a amiga doidinha da personagem principal que fala o que pensa quando quer e como quer. Ela deixou o livro bem leve, mesmo nos assuntos mais delicados. A escrita me deixou meio bléh no começo, mas, como comentei no começo, foi porque não parecia ter foco. As primeiras cem páginas mais pareciam um diário de primeiros dias na faculdade do que outra coisa, não tinha algo acontecendo (por isso perdeu uma estrela). Aí depois aconteceu tudo de uma vez só também (haha). De forma geral gostei e indico, principalmente para quem vai se aventurar pelos corredores de uma faculdade pela primeira vez.

Boa Noite
Autora: Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 237
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Um comentário: