segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Na Estante: Um Ano Inesquecível


Eu estava bem animada para ler esse livro, mas entre trabalho, faculdade e livros de parceria estava meio (muito) complicado de achar o tempo para isso. Foi exatamente por esses motivos que ele foi a minha primeira leitura da segunda maratona de vinte e quatro horas (a #24hBDE) que fiz. Eu já conhecia a escrita da Paula, da Thalita e da Bruna, sem esquecer que estava muito curiosa para conhecer a da Babi, ou seja, sabia que podia esperar muito do livro. Realmente não quebrei a cara e me diverti bastante com as histórias, umas vez que o livro, na verdade, é uma série de contos ligados às estações do ano. Cada autora ficou por conta de uma das estações e escreveu contos bem grandinhos para isso (em média cada conto tem cem páginas). De forma geral o livro ficou com cinco estrelas, mas isso foi uma pseudo-média que eu fiz, rs. Os contos da Paula, Thalita e Babi realmente receberam cinco estrelas, mas o da Bruna ficou com quatro. Se quiser entender melhor as histórias e as estrelinhas que dei é só continuar lendo a resenha.

Enquanto a Neve Cair (Paula Pimenta): Mabel já estava com todos os seus planos de inverno prontos e esquematizados. Ela sabia que precisava de um tempo com as amigas e, principalmente, de um tempo com um dos maiores gatinhos da escola, Igor. Por conta disso, já tinha dando um jeito de levar toda a galera para os sítio da família de uma de suas melhores amigas. O que ela não esperava, nem em pesadelos, era que sua família tinha uma ideia bem diferente para o inverno. Seus pais haviam organizado uma viagem surpresa para o Chile, assim, toda a família poderia conhecer a neve e viver um inverno de verdade, Entre revoltas e ameaças, Mabel acaba sem opções e se vê em um avião indo para o meio da neve. Era realmente um sonho conhecer tal lugar, mas seria muito melhor dividir uma barraco com Igor no sítio, ou pelo menos era isso que ela pensava. Assim que chega ao hotel Mabel percebe que nem tudo é o que parece, mesmo vendo muitas coisas por mensagens, e logo vê que o que ela realmente precisava era um bom tempo na neve com a família e, até mesmo, com o mais novo instrutor gato de esqui, o Ben!

Eu gostei bastante do conto da Paula e, para falar a verdade, é o que mais goste dela até agora. Já li toda a série da Fani, do Fazendo Meu Filme, os dois livros de princesas e o primeiro livro da Minha Vida Fora de Série, mas o fato é que a história da Mabel realmente prendeu minha atenção. Ela é meio (muito) mimada e tudo mais, mas, de certa forma, nos lembra muito dos nossas ataques de adolescente, dos dramas de 'minha vida vai acabar e a culpa é sua' e tudo mais. É uma história leve e muito devorável. Ficou em segundo lugar dos meus favoritos do livro UAI.

"Garanto para vocês que esse vai ser um inverno inesquecível." - Página 10

O Som dos Sentimentos (Babi Dewet): Anna Júlia nunca foi de viver grandes emoções, sempre viveu pelas regras e acreditava de verdade que essa era a única maneira de se levar a vida, pelo menos era assim que seu pai via o mundo. Ela estava com tudo pronto na escola para se formar e já sabia muito bem o que queria fazer, Direito. Tanto que já estava, até mesmo, fazendo um estágio no centro da cidade em um ótimo escritório. Tudo parecia estar seguindo o curso certo, pelo menos até ela conhecer um cantor de rua enquanto ia para o estágio. João paulo, nome para homenagear dois dos Beatles, cantava e encantava em uma das ruas mais movimentadas de uma das cidades mais malucas do mundo. E entre muita correria e músicas o olhar dos dois se cruza, mas será que valeria a pena sair do curso certo das coisas por uma troca de olhares? Ainda mais quando a cantada master do cara é jogar uma das músicas mais clichês do mundo para jogo. Oh Anna Júuuuliaa...

Eu simplesmente me apaixonei pela escrita da Babi. Ela é bem leve e muito hipster (haha). Sem esquecer, é claro, que o conto inteiro é baseado em músicas e muito amor. Sério, só tem músicas boa nessa história e todas ajudam o conto a ir para frente, de uma maneira muito boa. Fiquei bem curiosa para conhecer mais da autora. Ok, não posso negar, o começo é bem chato e parado, mas quando a história pegou o ritmo foi de uma vez só, puro amor musical. Ah, esse conto ficou em terceiro lugar.

"Saudades de um rosto que eu tinha visto só de passagem e que ainda não tinha um nome e nem voz." - Página 126

A Matemática das Flores (Bruna Vieira): Jasmine estava no último ano do colégio e acreditava que já tinha todo o seu futuro definido, o problema era, apenas, a bendita da matemática. Os números simplesmente não entravam em sua cabeça e, para piorar, ela não se dava muito bem com algumas pessoas de sua sala. Suas amigas até tentavam ajudar, mas quando o assunto era matemática a única coisa que prestava era a letra dela no caderno, que no final até que era bonitinha. Ela estava correndo o risco de perder o ano e, por conta disso, a escola encontra uma maneira de emergência para salvar tudo, um professor extra para ajudá-la. O que ela não esperava era que, entre números e cálculos, ela poderia encontrar muito mais. 

A escrita da Bruna é bem bipolar. Definitivamente o conto é bem melhor que o primeiro livro que li dela, o De Volta aos quinze, mas não chega nem perto da qualidade do segundo, o De Volta aos Sonhos. O conto até que é legal, mas é muito previsível e clichê de uma forma não muito boa. Eu li desde o começo já sabendo tudo que aconteceria, e a escrita não estava ajudando muito nisso. O conto ficou em quarto lugar e, como comentei, levaria apenas quatro estrelinhas.

"E então eu soube que eu não precisava ser de uma família de bruxos ou estudar em Hogwarts para encontrar a magia." - Página 302

Amor de Carnaval (Thalita Rebouças): Inha já não acreditava no amor, uma vez que tinha passado por um término de namoro bem chato. Kaká estava decidida a encontrar um príncipe, de verdade, para se casar. Tati queria ser famosa, simples assim, As três melhores amigas tinham planos bem diferentes, mas acabaram sendo afetadas da mesma forma quando o irmão de Tati, um jogador de futebol, que mais vivia no banco que no campo, começou a sair com uma das maiores cantoras de funk do momento. Sem mais nem menos ela começaram a sair em sites de fofocas como sub-sub-sub-celebridades e, por conta disso, conseguiram entrar em um dos mais badalados camarotes do carnaval carioca. O que elas não esperavam é que tudo viraria de cabeça para baixo lá dentro e tudo por conta de um beijo que ficou mais compartilhado na internet que qualquer outra coisa. O preço da fama é bem alto, ainda mais quando você não quer pagá-lo.

Definitivamente minha história favorita do livro, tanto que ficou com o primeiro lugar. A Thalita arrasou na escrita, na história e, principalmente, no fato de que ela consegue deixar tudo o mais atual o possível. Desde situações citadas até coisas mais bobas como gírias do momento. A escrita dela é muito leve e simplesmente hilária. Eu me diverti de verdade com a história e fiquei naquela de quero mais. Me lembrou um pouco (muito) o livro da Zoella, o Garota Online, mas com um gostinho brasileiro muito mais gostoso.

"Quem nunca deu uma surtadinha e desejou a todas inimigas vida longa para que elas vejam cada dia mais nossas vitórias?" - Página 308

Em resumo, o livro realmente vale a pena e é bem divertido. Vale comentar, também, que a diagramação é maravilhosa e muito caprichada. Cada conto tem uma imagem diferente para dividir os textos e é tudo bem delicado. Por mais livros nacionais que reúnem várias autoras e autores lindos.

Um Ano Inesquecível
Autoras: Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Babi Dewet e Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
Páginas: 400
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Um comentário:

  1. Eu tenho sérios problemas com a escrita da Bruna. Acho que é porque ela se mantém na faixa etária dos 15 anos e nunca sai dela. E, sinceramente, não curto essa postura dela * editora. Quer dizer, por mais que eu entenda que é produto e lucro, é algo que chega a ser chato. Eu gosto da ideia do autor crescer junto do seu público. Até porque, uma hora esses adolescentes irão crescer.
    A babi eu não conheço a escrita. Mas sei que ela escreveu Sábado a Noite e sou louca pra ler o livro. Baixei ele no Kindle porque escutei maravilhas do enredo - que era uma fanfic
    Se não me engano, já vi videos da thalita em algum canal, ela e outras autoras falando sobre livros. Achei ela super simpática e de fato quero ler esse conto dela. Dos 4, esse parece ser o mais legal.
    A Paula é uma boa escritora. Mas, preciso admitir, peguei uma bronca de um livro de crônicas dela porque em um conto ela mencionava o quanto tínhamos que nos amar do jeito que somos, como ela dá a mínima se tá gorda ou o que quer que seja. Aí, na crônica seguinte, ela simplesmente fala de beleza, de tá linda e pans. Manhoso, achei muito absurdo essa edição. Muito contraditória esse monte de ideias. o que eu gosto na Paula é que ela mostra BH e enaltece a cultura. Da mesma forma, que ela sabe o que tá escrevendo, quando coloca a Fani em Londres e Los Angeles. Achei fantástico!!!

    http://criptografandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir