terça-feira, 9 de junho de 2015

Quantos Livros Eu Quiser


Eu nunca fui de contar quantos livros eu lia por semana, por mês ou até mesmo por ano. Sempre fui de ler, simples assim. Desde que comecei a usar o blog para postar minhas resenhas eu acabei começando a reparar quantos livros estava lendo, mas nada muito grave. Tudo mudou mesmo quando comecei a usar o skoob e o próprio site me contava os números ligados às minhas leituras. Fiquei feliz, estava lendo um número muito bom, ou que, pelo menos, me parecia muito bom. Digamos que, um tempo atrás, eu estava com uma média de três livros por mês. Claro que tinha meses que, por conta da faculdade e do trabalho, eu acabava lendo apenas um livro, mas sempre ficava feliz por ainda estar lendo. Quando consegui a primeira parceria do blog esse número não mudou muito, mas quando consegui mais duas parcerias o trem ficou um pouco mais sério, afinal, eu escolho os livros, mas preciso me organizar para ler todos eles. Eu pessoalmente amo isso, posso escolher livros que gosto para resenhar para vocês e ainda é uma forma de sempre me 'forçar' a ler mais e mais. Com isso, minha média passou para cinco livros por mês. Morri de orgulho. Acabou que agora estou sempre de olho nesses números, afinal, todo mês gravo o Leituras do Mês e conto para vocês sobre minha opinião e... Sobre números. Números, nunca fui fã deles. O fato é que na internet estamos sempre expostos a vários tipos de opiniões, nem sempre todas são boas, mas estão sempre por perto. Ainda mais quando você tem um blog ou grava vídeos. Sempre aparece alguém que acha que entende sua vida melhor que você mesmo (hum, não). Onde quero chegar? No fato de que percebi que tem sempre alguém querendo usar os números (ah) como desculpa para atacar alguém, ainda mais nesse mundo literário que a gente vive.

Percebi isso quando uma vez, ano passado, alguém comentou que eu devia ter vergonha de ser uma blogueira literária e só ter lido um livro no mês. Hum, vergonha eu teria de matar, roubar ou postar um comentário assim. Não tenho vergonha de ler pouco, tenho orgulho por estar lendo, ponto. Minhas leituras aumentaram, mas não por conta dessa 'crítica construtiva', foi pelo simples fato de que com o tempo aprendi a me organizar melhor. Eu trabalho a semana toda, até mesmo aos sábados, e ainda estudo todos os dias no período da noite. Fácil não é, mas onde tem uma vontade, tem uma maneira. E, mesmo assim, ainda tem dias que eu realmente não tenho vontade de ler. Para algumas pessoas isso pode parecer até mesmo uma ofensa, mas é um fato. Tem dias que trabalhei demais, estudei demais e a única coisa que consigo pensar é ligar a TV e ver algo para esquecer o mundo ou até mesmo só dormir. Enquanto que tem dia, que mesmo fazendo isso tudo, a vontade é simplesmente pegar um livro para também esquecer o mundo. Existem dias e dias, os números passam a ser só um detalhe no meio disso tudo. É claro que fico feliz quando vejo que li bastante no mês ou na semana, mas isso não significa que fico triste quando leio 'pouco'. Como disse antes, estou feliz por estar lendo.

Achei divertido (para não falar triste) quando reparei em alguns vídeos do Leituras do Mês que algumas pessoas se ofendem quando vêem que nem todos conseguem ler vinte livros no mês. Vamos voltar, então, para uma regra bem simples da vida: Cada um tem a sua. Se você consegue ler os tais vinte livros no mês, cara, parabéns. Queria eu ter tempo para fazer isso, rs. Se você consegue ler um livro por mês, parabéns também. Pelo menos você está lendo. Está tirando umas horinhas nesse mundo maluco que vivemos para entrar em um mundo novo e especial. Números são só números. É legal comemorar e é legal reclamar, mas só quando os números são seus. O número do coleguinha é do coleguinha. Cada um lê quando pode e quando quer. Ler pouco (em números) não quer dizer que a pessoa goste de ler menos que quem lê mais (em números), quer só dizer que o tempo é apertado e que nem todo mundo consegue parar tudo para ler como se não tivesse um amanhã (e sempre tem, rs). Em resumo, não se preocupe com números. Se preocupe com estar lendo, com estar conhecendo mundos novos e, principalmente, se preocupe com a sua vida. Diferente dos gatos, só temos uma. Então é legal cuidar bem dela e só dela, rs. Da próxima vez que alguém falar que você leu pouco, sorria. Sorria porque pelo menos você leu. O mesmo vale para o que você está lendo. Qualquer livro é válido. Seja um gibi da turma da Mônica, um livro hiper-mega complicado de filosofia, um livro erótico ou um romance água-com-açúcar. Leia. Esqueça os números. Leia.

12 comentários:

  1. Realmente, não ligo com números. Como você disse, o número de livros que lê não define o quanto gosta de ler.
    Eu sou bem lentinha para ler, gosto de analisar, divagar, enfim sentir aquilo tudo.
    Abraços!

    http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É bom quando podemos passar um tempo tranquilo com um livro que estamos gostando!

      Beijos

      Excluir
  2. Esse texto veio em excelente hora pra mim. Li pouco no mês de Maio, também, o pré-vestibular consome toda a minha energia e eu ainda penso em criar conteúdos pro meu blog. Quando Junho começou e eu percebi que não havia finalizado nenhum livro, veio uma tristeza básica, mas que depois passou, porque afinal de contas são só livros, e se eu não os li era porque estava lendo minhas apostilas imensas <3
    Um super beijo!
    www.elaescreveu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que bom! <3
      Exatamente! Quando você estiver no curso dos seus sonhos vai olhar lá atrás e ver que tudo valeu a pena! Sem esquecer, é claro, que vai ler quantos livros quiser, sempre! ^^
      Beijoos

      Excluir
  3. Você tem toda razão Iza!! Antes eu ficava chateada porque estava lendo pouco, mas parei com isso. Acho que cada um tem tempo/ritmo de leitura, e o que importa mesmo é o amor pelos livros!! o negócio é ler em paz e deixar isso de números de lado :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, xuxu! =)
      Exatamente, o que importa é que estamos lendo haha

      Excluir
  4. Antigamente eu tinha mais tempo para ler sabe, mas algumas coisas precisam ser prioridade na vida,como estudo e se sustentar, é fácil para essas pessoas falarem que leem vários livros,mas aposto que não fazem nada o dia todo. O negócio é o seguinte, temos que ler porque realmente queremos e não para mostrar aos outros que você lê mais que eles.

    Por mais que eu ame ler, tenho horas que não suporto ver um livro na minha frente, só quero sair, ver filme, series, animes menos ler, uma fase, não é preciso amar tudo todo tempo, pena que muita gente não entende isso e só critica os outros. Amei o texto Iza, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quando eu não trabalhava (só estudava) tinha muito mais tempo, mas o engraçado é que leio mais agora do que quando tinha mais tempo haha ou seja, é tudo muito relativo mesmo hahahaha exato, ler por querer! <3

      Fico muitoooo feliz que tenha gostado, xuxu! <3

      Excluir
  5. Exatamente! Eu entendo perfeitamente o que você passa, Iza. Eu estava pensando esses dias e estava triste por não estar conseguindo ler nenhum livro para resenhar para o blog, pois os livros da faculdade, as aulas à noite e as aula que ministro durante a semana não me deixam tempo algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alef! =)
      A vida é assim e tudo é muito relativo, principalmente o tempo kk
      Pelo menos ainda estamos lendo! ^^

      Excluir
  6. Amei o texto, da forma como você escreve e expressa sua opinião! Estou no ensino médio e sou vestibulando de medicina e olha, não está fácil de conseguir tempo pra ler.. Claro, que eu não paro de ler, porém em um tempo bemm mais demorado. As vezes sinto uma culpa, porém a vida não para. Sempre que estou desmotivado a ler, venho no seu blog, e a vontade aparece.. Continue com esses textos, você tem um dom maravilhoso!! Amei o texto, amo seu blog! Beijos Isa.

    -Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado! =)
      Wow! Isso significa o mundo para mim! <3
      Boa sorte com o vestibular e vamo que vamo! =)

      Excluir