quarta-feira, 4 de março de 2015

Na Estante: Maybe Someday


Eu não sei nem como começar essa resenha, porque eu senti tantas coisas diferentes lendo esse livro que é complicado escolher apenas um dos sentimento para começar a falar. Eu chorei de ter que fechar o livro para não manchar as páginas, eu ri de sentir aquela dor na barriga de tanto rir e eu sorri tanto que até doeu meu rosto. A Colleen se superou e eu achava que isso era meio impossível depois de ler Point of Retreat e Um Caso Perdido, mas ela conseguiu. Esse livro vai muito além das linhas escritas e isso cria uma experiência ridiculamente incrível. Algo que eu nunca tinha vivido e sentido com um livro e é algo que eu, pessoalmente, acho que todo mundo devia viver. O livro tem uma trilha sonora e não é uma qualquer, estamos falando de oito músicas inéditas que completam o livro. Eu usei tantos post its que, no meio da história, achei que ia acabar com a cartela inteira. São muito momentos que dão vontade de marcar e muitas falas que precisam ser lembradas. Eu não li em menos de um dia por alguns motivos (mas se juntar a horas que gastei lendo dá menos de 24h, haha), minha aulas voltaram, ou seja, estou te tendo que me controlar um pouco mais e, o motivo principal, foi também porque eu não queria que o livro acabasse. Eu estava – e ainda estou – muito ligada aos personagens e a ideia de ter que deixá-los de lado não parecia legal. Vamos lembrar aqui de uma vez que estamos falando de um New Adult e a história é muito pesada emocionalmente falando em alguns momentos (como os outros livros da autora). Aviso dado, vamos focar na resenha, não é? O livro recebeu cinco estrelas lá no skoob e, adivinha, um coração de favorito. ♡

O livro conta a história da Sydney, uma garota que tinha desafiado os pais para poder fazer o que ama na vida (música), mesmo sabendo que eles não ia mais pagar sua faculdade – pois queriam que ela fizesse direito. Ela não estava ligando para isso, afinal, ela faria o que ama e ainda ficaria com sua melhor amiga, Tori, e seu namorado, Hunter. Sem esquecer, é claro, do garoto que ficava tocando músicas lindas da varanda de frente para a dela. Ela não o conhece, mas sabe que toda noite ela parava ali para tocar e ela logo sentava, como quem não quer nada, para acompanhar cada melodia e, até mesmo, criar letras aleatórias para elas. A vida dela estava perfeita, estava. Ela descobriu que o seu namorado estava traindo-a com sua melhor amiga e colega de casa. É claro que ela teve a única reação possível para isso, distribuiu alguns socos aqui e ali e, com a mão muito dolorida, saiu de casa sem rumo. Não podemos deixar de falar que tudo isso aconteceu no dia do aniversário dela. E, como toda boa história dramática, estava chovendo muito naquele dia. Ela estava lá com duas malas, na chuva e juntando a dignidade que tinha restado. É aí que aparece a solução para tudo isso. O garoto da varanda, Ridge. 

"Well, you claim not to know me very well, but you seem 
to know me better than I know myself." - Página 84

Não era só ela que ficava vendo o garoto tocar, ele também ficava observado-a. E, um pouco antes de toda a confusão, eles começaram a trocar mensagens sobre as músicas. Foi assim que, quando tudo deu errado, ele estava lá para tentar fazer voltar a dar certo. Um dos quartos da casa dele estava vago e Syd vê que é a única opção que ela tem, afinal, voltar chorando para casa dos pais não estava na lista de escolhas. Ele mora com outras duas pessoas, Warren e Bridgette, e eles fariam um trato. Ela poderia ficar, sem problemas, desde que ela o ajudasse com as músicas. Ele sempre tinha ideias para as melodias, mas estava preso quando o assunto era colocar letras nelas. Era aí que Syd entrava. Só tinha duas coisas que ela não esperava nisso tudo, Ridge é surdo e tem uma namorada. Como alguém que não consegue escutar consegue criar melodias tão lindas? É uma das primeiras coisas que ela pensa, mas aos poucos ela vai vendo que é possível sentir e escutar sem precisar dos ouvidos para isso. Eles não precisam falar/escutar para entender o que o outro está sentido, as letras que escrevem fazem isso por eles. Cada letra que eles colocam nas músicas transmite muito mais significado do que qualquer outra coisa. A ligação que eles criaram é bem mais forte que o esperado e é isso que transforma a vida deles numa enorme bagunça. Afinal, Ridge nunca largaria sua namorada e Syd não queria virar uma Tori da vida. Eles eram melhor que isso. Não é?

"I realize there can't be a maybe someday between us. 
There will never be a maybe someday." - Página 131

Eu não sei como explicar a Sydney e o Ridge para vocês. Eles são personagens tão diferentes de tudo que eu já tinha lido que fica um pouco complicado para o meu lado. Syd passa por poucas e boas durante toda a história, mas ela nunca deixa de fazer as coisas que acredita e entende que não é porque o coração dela foi partido que ela precisa partir o de alguém. Ela tenta pregar peças nos colegas de casa, mas acaba estragando tudo. Ela sabe o que falar e quando falar, até mesmo quando a pessoa do outro lado não consegue escutar. Ridge, ah, Ridge. Em alguns momentos eu queria matar o personagem, mas em outros (muitos) momentos eu tinha vontade de abraçar o livro quando ele falava (= digitava ou escrevia) alguma coisa. Os dois personagens principais (que narram o livro juntos) sabiam que eram perfeitos um para o outro, mas, ao mesmo tempo, também sabiam que a vida deles não era perfeita para eles. Warren é um amigo para todas as horas (mesmo quando ela começa a falar besteira) e, por mais que em um determinado momento eu tenha falado muitas palavras feias para ele, não tem como não amá-lo. Sim, é isso mesmo que entendeu, eu briguei com um personagem dentro do livro. Continuando, rs. Outra personagem que merece destaque é a Maggie, a namorada de Ridge. Você quer odiá-la, mas não consegue. Não consegue porque ela é um amor de pessoa e isso te dá mais raiva ainda. 

Colleen, eu te amo, mas se eu te encontrar um dia eu vou te bater muito, depois vou abraçar, pedir desculpas e chorar muito. Ah, vou pedir foto e autógrafo, é claro. Isso se o segurança já não tiver me mandado para fora no começo da brincadeira. Colleen, isso não se faz com os leitores (mentira, pode continuar fazendo, tô querendo ler até a sua lista de compras do supermecado). O melhor desse livro é a experiência que ele cria. Toda vez que os personagens completam uma música (que descreve tudo que eles estão vivendo) nós conseguimos ouvir a música, porque o livro vem com um QR Code que nos leva diretamente para as músicas na ordem em que elas aparecem. Eu não vi as letras nem ouvi as músicas antes do tempo certo e foi isso que deixou tudo ainda mais mágico. Eu pude sentir o que eles estavam sentido e no momento em que eles estavam sentido isso. Tudo por conta de uma música, ou melhor, de oito músicas. É algo inovador e que vai muito além da experiência de simplesmente sentar para ler um livro, você se sente totalmente parte da história. Acho que foi por isso que me liguei tanto aos personagens e fiquei tão emotiva. Minha música favorita do livro é a "I'm in Trouble", então, quando estiver lendo e chegar nessa, lembre de mim! Se você gosta de livros bons (simples assim) precisa ler esse livro para ontem. Infelizmente ele só está disponível em inglês, mas está relativamente tranquilo e com poucas gírias. Acredito que não demore para vir para o Brasil, porque é um livro maravilhoso e eu indico mil vezes. Leiam.

Maybe Someday (Resenha em Vídeo)
Autora: Colleen Hoover
Editora: Atria
Páginas: 267
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

12 comentários:

  1. Ahh Iza, esse livro é realmente muito mágico. As músicas são lindas, foi uma experiencia muito boa para mim ler um livro com músicas, nunca tinha lido e amei, minhas duas paixões juntas vou querer mais o que néh?! E fiquei mega surpresa quando descobri que Griffin Peterson é o cara da capa do livro Sem Esperanças *-* . E Maybe Not é muito bom também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia de livro! <3
      Exatamente, música e livro é bom demais para ser verdade! haha
      Maybe Not está meio caro,m vou esperar alguma promo no kindle haha
      Sim, ele é um XUXU!

      Beijoos

      Excluir
  2. Sei que é incrível porque todos da Colleen são , assim que meu inglês estiver melhor pretendo ler todos dela ! Sério <3

    ResponderExcluir
  3. É incrível como eu consigo ler suas resenhas, grandes ou pequenas, tão rapidamente, e, mais ainda, terminar a leitura com uma vontade enorme de ler, ao menos, muitos dos livros em questão. Maybe Someday, nesse caso, não é exceção, apesar de que eu já tinha uma certa curiosidade em lê-lo principalmente por um dos protagonistas ser surdo. Gosto muito de temáticas que trabalhem a superação desse tipo de deficiência, entre outras também, e o fato de incluir muita música no meio só me atrai ainda mais! Bom saber que a Sydney não é uma daquelas personagens irritantes e que não tem atitude; e até mesmo, sobre a namorada do Ridge, que ela não é uma má pessoa, porque acho que é estereotipar demais o caso em que as supostas namoradas dos mocinhos tendem a ser sempre chatas e tão metidas à antagonistas, hehe. Espero poder lê-lo um dia, só não sei se em Inglês ou depois que for (e espero que ainda seja) lançado por aqui.

    Beijos,
    Sâmmy
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xuxu, você não tenha ideia de como é bom ler isso, sério. Faz cada coisinha que faço valer muito a pena! <3 Tenho certeza que, baseado no que espera, vai adorar o livro! Acredito que ele ainda não tenha sido lançado aqui porque não deve ser muito fácil traduzir um livro com tantos detalhes (músicas) que fazem mais sentido em inglês! Sim, achei isso bem importante no livro, a namorada dele não é uma vaca chata, rs é uma menina muito legal que não tem como odiar! D: Espero que possa ler em breve! =)

      Beijooos

      Excluir
  4. Adorei, a parte sobre ele ser surdo e tocar me lembrou um livro estilo New adult que li ja faz um tempo.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada com sua resenha e já quero muito esse livro para mim. É muito raro uma história me trazer tantas emoções assim como esse trouxe a você. Nunca li nada da autora, mas estou super curiosa para ler Um Caso Perdido. Uma pena que ainda não trouxeram para o Brasil. Se eu soubesse ler em inglês com certeza compraria. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, xuxu! <3
      Realmente é raro, mas é mágico! Sério, é um livro mágico em muitos sentidos da palavra. Leia, um caso perdido é MARAVILHOSO (tem resenha aqui no blog).

      Beijoos

      Excluir
  6. Uau, eu ouvi muito em como esse livro era bom, em como eu deveria lê-lo e em como Colleen Hoover escreve divinamente bem!
    Agora faço parte das admiradoras e concordo plenamente!
    Fazia um tempo em que eu estava extremamente ansiosa para ler esse livro, não são poupados elogios a ele. E estava bem entusiasmada para saber como seria, principalmente por envolver música e eu nunca ter lido algo assim. Sempre me disseram para ler sem pesquisar nada, saber de nada.
    Então comecei minha viagem ontem, sem ao menos ter lido a sinopse. Iniciei as 20h e terminei as 7h da manhã, assim que cheguei para aula. Exatamente, eu não conseguia parar de ler, esse livro é muito envolvente e eu também não queria acabar, não estava pronta para me despedir da história e isso causou minha falta de sono, eu virei a madrugada e fui para escola sem dormir. Hehe
    Mas valeu a pena, nossa, valeu muito a pena! Esse é um livro que merece ser lido, ainda bem que lançarão aqui no Brasil, todo mundo tinha que conhecer. É fantástico e fascinante! Incrível, brilhante. Um romance que nos mostra um amor certo no momento errado. Com personagens totalmente imperfeitos, incomuns e cativantes.
    Agora que li, vim ver sua resenha, e concordo em número, gênero e grau. Virou meu favorito também e a autora também, nas favoritas.
    Vou correr para conhecer os outros livros da autora agora.. Falando nisso, ela estará no Brasil em Setembro para Bienal do Rio tá sabendo? Eu surtei com a notícia. Está ai uma oportunidade de voce cumprir o que escreveu haha.
    Beijos Iza!!! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a escrita da Colleen é muito amor! <3
      Yay! Mais uma para o time dela! ^^
      Esse livro fica ainda melhor assim mesmo! Quando não sabemos nada sobre ele! Comigo foi exatamente assim também. Quero dizer, sabia que tinha música, mas só haha =)
      Sim, vai sair no começo do ano que vem (pelo que entendi da editora haha). Exatamente! Definiu maravilhosamente bem os personagens! <3

      Eu vi, mas como moro longe do rio fica MUITO caro! =/
      Tenho parentes lá e quase sempre estou lá, mas só nas férias haha bienal é no meio de um mês alok e eu trabalho e estudo =//
      buáaaaaaaaaa

      Beijoos <3

      Excluir