sábado, 14 de março de 2015

Na Estante: De Volta aos Sonhos


Eu estava com os dois pés atrás antes de começar a ler o livro. Ele é o segundo de uma trilogia e, bom, o primeiro (De Volta aos Quinze) tinha me deixado bem desanimada. Lembro que levei dias e mais dias para ler o primeiro livro e acabei com muita raiva do mundo, estava com medo de passar por tudo isso de novo com esse livro. Ao mesmo tempo, estava com vontade de dar uma segunda chance à autora (que é uma blogueira que eu gosto muito), por isso ignorei a voz maluca na minha cabeça que falava que eu não ia gostar e comecei o livro. Não é que a vozinha estava errada? Fiquei muito feliz ao perceber isso e posso contar para vocês que, bem diferente daquele outro livro, eu li esse em um dia. São poucas páginas (ok, o outro também era pequeno) e a história ficou bem mais leve e gostosa de ler. A autora amadureceu e a escrita melhorou com isso. A personagem deixou de ter seus eternos quinze anos e se mostrou mais real. Ainda tive alguns problemas com o tema principal da história (viagem no tempo) e as pontas soltas que isso rendeu, por isso o livro só recebeu quatro estrelas, mas não posso negar: Melhorou muito do primeiro para o segundo. Se continuarmos assim, o último livro da trilogia recebe cinco estrelas (vou torcer por isso, rs). Eu acho que já ficou claro que o livro é uma continuação, então, você pode considerar uma coisa ou outra dessa resenha como um spoiler. Quem avisa, amiga é. Se quiser entender o que me fez achar que a escrita do livro melhorou e o que achei de cada detalhe do livro é só continuar lendo a resenha! =)

O livro começa exatamente no ponto em que o primeiro parou. Anita estava feliz com o que estava vivendo e, pela primeira vez na vida, não queria mudar nada em seu passado, mas quem disse que ela pode escolher alguma coisa? Ela percebe que ainda não sabe como controlar suas viagens no tempo, mas, pelo menos, começa a perceber que sempre volta para algum momento de sua vida que, de começo, nem parecia importante, mas que, com a mudança certa, mudava também todo o seu futuro de uma forma incrível. Ela ainda não sabia como faria para voltar para Paris ou como convenceria Henrique de que ela não era uma maluca (mesmo viajando no tempo por um blog), mas ela sabia que podia viver seus sonhos desde o começo, bastava querer. Ao mesmo tempo, ela percebe que precisa tomar muito cuidado, afinal, já separou uma parte da família por conta de uma de suas mudanças e não quer acabar repetindo essa ação. Entre idas e vindas de Paris e de seu passado, Anita, acaba escolhendo uma mudança drástica ao perceber que as coisas não estavam muito boas no futuro como ela achou que estavam, ela decidiu não ligar para as consequências, ela poderia lidar com elas mais tarde (ou quando o computador a mandasse de volta para o futuro).

"Era aterrorizante a hipótese de ser apagada da memória das
pessoas que eu mais amava." - Página 69

Uma briga de família, a perda de um animal querido e até a aproximação de uma pessoal importante, tudo faz parte das mudanças. Não é fácil lidar com essas coisas, mas aos poucos tudo parece entrar no eixo. E se você pudesse escolher outro curso? Ou quem sabe, até mesmo, morar com outras pessoas na época da faculdade. Um emprego de férias também não faz mal a ninguém e é assim, seguindo os sonhos que sempre teve medo, que Anita vai escrevendo o futuro que sempre quis. Ela sabia que perderia ainda mais coisas pelo caminho, mas quem disse que não era por isso que ela estava naquela confusão toda. Podia ser, não é? E ela estava disposta a arriscar. Pior não podia ficar, afinal, já bastava o cupido com GPS estragado dela e o blog maluco também. O que você faria se pudesse mudar todo o seu passado para viver a vida dos seus sonhos, mudaria alguma coisa?

"Em minhas mãos estava a chance de me colocar 
no caminho dos meus sonhos de uma vez por todas, 
e o momento da escolha seria aquele." - Página 126

Ainda acho que esse livro (série, no geral) tem muitas pontas soltas. É delicado demais lidar com viagens no tempo e consegui achar muitos erros na história. Seja um erro bobo de um fato histórico que, pelo ano que a personagem estava, não tinha como estar acontecendo ou até mesmo o fato de que algumas mudanças que deveriam afetar muito o futuro não afetaram em nada. Em alguns momentos a personagem dá um passo a mais no passado e acaba com um futuro completamente diferente, aí em outro momento ela vai e muda tudo no passado de forma radical e só duas coisinhas mudam no futuro. Foi por isso que o livro perdeu uma estrelinha, só por isso. Anita cresceu muito como personagem e graças aos céus deixou de ser uma mulher de trinta anos com cabeça de quinze. A personagem está mais madura e mais segura. Você torce mais por ela e acaba se divertindo bem mais que no primeiro livro. Henrique e Joel. Foi por conta desses dois que o primeiro livro não acabou com duas estrelas e posso contar que ele continuam maravilhosos nesse livro, na realidade, eles são a graça da brincadeira toda.

Assim como Maybe Someday, o livro tem uma música inédita (que está com clipe e tudo no youtube) que faz muito sentido na história toda. Não achei a letra aquela coisa toda, mas achei fofa e fez a minha cabeça fica completamente perdida com a história. Quando cheguei ao final do livro já não tinha certeza de mais nada. É claro que fiquei ansiosa para saber o final dessa bagunça toda, afinal estamos falando de um blog que faz uma menina viajar no tempo. Se você gostou do primeiro livro, vai amar de certeza esse segundo. Se você, assim como eu, não gostou do primeiro... Bom, ele merece essa segunda chance. Estou tão feliz de poder falar isso desse livro. Me senti tão culpada quando falei sobre o primeiro ano passado. É um livro leve, divertido e que passa rápido. Ele parece bem grande, mas, na realidade, as folhas que são muito grossas. Falando nisso, ponto para a editora. Que diagramação é essa? O livro é muito lindo por dentro (e por fora, haha, até entrou para o meu top 5 de capas, né?) e os detalhes são maravilhosos. Fiquei feliz de ter dado a segunda chance.

De Volta aos Sonhos
Autora: Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
Páginas: 205
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

7 comentários:

  1. Iza, tive exatamente a mesma impressão que vc sobre os dois livros. Tb acho q a Bruna melhorou bastante e estou ansiosa para o 3º. Quero saber do livro da blogueira Izabela, hahaha! A resenha ficou ótima. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico feliz com isso! =)
      Realmente, fiquei bem curiosa para ler o último livro!!
      Fico feliz que tenha gostado! <3

      Beijoos

      Excluir
  2. Nunca li nenhum livro d Bruna, gosto muito do Blog dela,mas os livros não me atraíram. A capa desse segundo livro é perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é realmente maravilhosa! <3
      Eu amo o blog, mas tinha pegado birra do outro livro haha mas é que esse está melhor mesmo! <3

      Beijoos

      Excluir
  3. Gostei dos dois livros , e também li esse em um dia , mas o final faz a gente querer mais , a anciedade para o tres domina <3 beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Não vi mais nenhuma notícia do terceiro livro! D:

      Excluir
  4. Gostaria de saber quais são os personagens principais desse livro
    E também gostaria de qual o suspense do livro

    ResponderExcluir