sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Volta às aulas


Minhas aulas só começam depois do carnaval, mas eu sei que muita gente (mesmo) volta para a rotina de estudos semana que vem, por isso, achei mais que digno falar sobre isso aqui no blog. Não vou dar dicas de organização, porque eu realmente não sou a melhor pessoa para falar disso. Não vou falar sobre materiais escolares também, sempre achei isso algo muito pessoal (eu tinha todo um ritual de compra, cada coisa era selecionada com muito cuidado e carinho, rs). E também não vou dar dicas de faça você mesmo (diy), mas se você quiser – e estiver procurando por opções mais baratas de cadernos – ano passado eu mostrei como fazia meus cadernos personalizados e se vocês quiserem algumas imagens prontas, das que eu tenho, é só me mandar um email (brincandodeescritora@gmail.com). Então, Izabela, sobre o que você vai falar? Vou contar para vocês algumas experiências minhas de quando eu estudava (que deram ou não certo). Não são dicas, como já falei, mas são coisas ligadas à várias perguntas que recebo, ou seja, vamos conversar (por mais que só eu esteja falando, quer dizer, escrevendo, rs).

Minha época de escola teve altos e baixos quando o assunto é leitura. Já contei muitas vezes aqui no blog que eu odiava ler, tipo assim, com todas as minhas forças, mas uma professora muito legal me mostrou que sem a leitura minhas notas ficavam caindo e eu perdia muita coisa legal, afinal minha escola tinha uma biblioteca invejável (ainda tem, rs). Meu amor por livros começou com Harry Potter, mas isso vai realmente de pessoa para pessoa. Pode ser que funcione melhor para você com gibis da Turma da Mônica ou até mesmo As Crônicas de Gelo e Fogo. A graça é achar alguma coisa que te ajude na escola, mas que ao mesmo tempo seja uma coisa que você goste. Uma coisa legal é aproveitar a escola para descobrir novas séries, novas sagas e novos mundos. Os professores (principalmente os de português, mas isso não é uma regra) têm sempre muitas dicas legais de livros que combinam com a fase que você está vivendo. É aí que entra, em grande maioria, os livros young adults (YA), afinal você vai estar vivendo as mesmas coisas dos personagens. Os mesmos problemas, as mesmas descobertas e as mesmas emoções. Nessa hora a leitura deixa de ser uma obrigação e vira prazer. Muita escolas estão adotando livros mais atuais para a sala de aula e eu acho isso digníssimo. Afinal, uma das coisas que mais afasta as pessoas dos livros é quando somos obrigados a ler algo que não gostamos, só porque sabemos que 'vale nota'. Entendo que precisamos conhecer os clássicos, mas acho melhor ainda quando conseguimos o melhor dos dois mundos.

Vocês já devem ter imaginado um dos meus altos da literatura de quando estudava no colégio, né? Minhas notas subiram muito e eu sempre gabaritava as provas de interpretação. Então agora vamos para um baixo, não me orgulho disso, não mesmo. Quando eu tinha uns quinze anos estava lendo muito, mais ou menos o mesmo ritmo de leitura que tenho agora, mas quando cheguei aos dezesseis e aos dezessete anos eu simplesmente tinha preguiça de ler (e não achava nenhum livro que me chamasse a atenção). Claro que li alguns livros bem legais, mas ao mesmo tempo eu não tinha vontade. Tinha também toda a coisa do vestibular e de ter que me organizar muito para conseguir passar nas provas. O que eu não sabia (e só fui perceber bem depois) é que os livros não teriam me atrapalhado, mas sim, ajudado. Consegui entrar na faculdade, mas acho que teria aproveitado muito mais os últimos anos no colégio se tivesse lido mais. Falei que não ia dar dicas, mas vou dar uma sim: Leia. Se achar que não está tendo tempo por conta das provas, é porque tem alguma coisa errada. Corte um pouco o tempo que gasta no computador ou vendo TV, sempre temos tempo para ler e falo sério quando digo que, para o enem, essa é uma dica de ouro. Não esqueçam os livros e não tenham preguiça! Colem post-its com recados e lembretes pelo quarto, perto de onde estuda e até nos espelhos, funciona. Aproveitem muito cada segundo dentro da escola/colégio. É chato ter que estudar coisas que achamos que nunca mais vamos ver em nossas vidas (oi, bhaskara), mas muitas amizades de uma vida surgem nessa época e, querendo ou não, é quando começamos a nos conhecer melhor e até mesmo a entender melhor nosso lugar no mundo. Para alguns pode parecer que falei muito (mesmo), mas não falei nada. Espero que não seja assim para você e que consiga tirar alguma coisa boa daqui. Boas aulas! (:

10 comentários:

  1. A leitura me ajuda muito quando estou estressada e quero fujir do mundo por um tempinho. Quando sinto que estou sobrecarregada por causa do vestibular/enem eu paro tudo para descansar e ler ou fazer algo que nao seja ficar na TV ou PC.

    ResponderExcluir
  2. Bela vc ainda tem algum amigo q conheceu na escola e conseguiu manter a amizade até agr? Só curiosidade hahah :)

    ResponderExcluir
  3. A leitura me ajuda muito hoje em dia, principalmente quando aquela semana de prova ta chegando e eu fico desesperada rahm.... mas, também me atrapalha um pouco, lembro que no final do primeiro semestre da faculdade eu pirei com a série Academia de Vampiros lembro que eu tinha um projeto para entregar mas, eu queria muito terminar a série... Deus foi um desastre. ;(
    Beijão Isa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Acredita que eu li três livros da Paula Pimenta (os três últimos de FMF) em uma semana que, por um acaso, era inteira de provas? rs Acontece nas melhores famílias, haha. Mas é fato: quando estou ansiosa ler/escrever resolve tudo <33
      Beijoooos xuxu

      Excluir
  4. adoreii o texto iza, as vezes eu fico desanimada e me esqueço que tem um monte de livro legal me esperando rsrs... obrigada por me lembrar disso... afinal estou precisando termina um rsrs :( ahaha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Amanda! (:
      Exato, isso aconteceu comigo mais ou menos em 2012, aí achei um livro que nunca falo aqui sabe, um tal de Belo Desastre haha e aí... BOOM! :D
      Beijos

      Excluir
  5. Ai que lindo seus cadernos e agendas, adorei Iza!
    Meu eu concordo com sua profª, cara leitura é fundamental, e sinceramente, eu acho que devo compartilhar isso - Eu tinha livros, muitos, daí eu não lia, porque eu só lia os da escola e o gosto pela leitura nunca se aguça por um livro acadêmico, até que o HARRY POTTER SURGIU NA MINHA VIDA! - eu acho que a maioria dos leitores tiveram as portas do mundo literário abertas por HP. E eu leio há quase 11 meses, e é maravilhoso ler, peguei aquela paixão mesmo!!!!

    Beijinhos IZA SUA LIIIIIIIINDA ♥
    Victor N. Souza| ADM do blog Victor Reads
    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ^^
      Agora eu sei disso e concordo com ela, mas meu eu de 11 anos achava isso um tédio (achava, porque logo se apaixou por um bruxinho famoso, haha). Harry Potter mudou a vida de muita gente e se isso não é magia, não sei o que é! ;)

      Beijos, xuxu! :D

      Excluir