terça-feira, 11 de março de 2014

Na Estante: Contos da Seleção (A Seleção 1.5 e 2.5)


Eu estava maluca por esse livro, mas não por conta do conto do Guarda (o do Príncipe eu já li e resenhei aqui). Eu queria mesmo era ler os três primeiros capítulos do último livro da trilogia (A Escolha). Eu ainda estou sem palavras e querendo matar a autora por terminar um livro assim, não acredito que tenho que esperar até maio ainda. O que realmente me surpreendeu no livro foi o Aspen, não sei como, mas a Kiera conseguiu ligar a luz do final do túnel para ele. Vou tentar dividir essa resenha, uma vez que o livro é dividido em quatro partes. Espero que fique legal (para entender). Também espero que eu aguente bem até maio, geez. Ah, lembrando que tem resenha aqui no blog de A Seleção e de A Elite!


O Príncipe (A Seleção 1.5)

Como comentei, o primeiro conto desse livro foi resenhado no ano passado aqui no blog. Para quem não quer comprar o livro, mas quer ler o conto, tenho uma notícia maravilhosa: O ebook é totalmente gratuito. Se ainda não leu minha resenha para esse conto é só clicar aqui ó.


O Guarda (A Seleção 2.5)

Se você não leu A Elite pode considerar essa resenha um spoiler e provavelmente vai boiar em alguns momentos, rs. Diferente de O Príncipe, que da para ler sem ter lido A Seleção, esse conto pede a leitura de A Seleção e de A Elite. O conto começa examente no dia seguinte da festa de Halloween que teve no palácio, a agitação estava tomando conta de todos que trabalhavam para o rei e de começo ninguém entende o real motivo. Logo fica claro, uma das selecionadas havia agido de forma errada durante a festa, e pagaria por isso. Já nesse primeiro momento conhecemos um outro lado de Aspen, o guarda em questão. Ele se preocupa com as outras pessoas e leva o trabalho dele bem a sério, por mais que nem sempre concorde com a monarquia que serve.

"America era familiar para mim por mil razões. E, sob os vestidos de gala e as joias, essas razões ainda estavam lá." - Página 161

Aspen colocou na cabeça que precisa mostrar para America que ainda a ama muito e tenta isso com todas as suas forças, por mais que esteja claro (ainda mais depois do Halloween) que isso chega a ser estúpido. Ele tenta achar falhas nas atitudes de Maxon (seu oponente nessa "guerra") e conquista, até meio sem querer, as pessoas mais próximas de Meri, apelido fofo que ele usa para a America, dentro do palácio. Sim, as criadas de America acabam caindo de amores (admiram e respeitam muito) o guarda. É claro que elas não sabem do passado dos dois. O coração de Aspen sabe que ele está em uma situação complicada, ele errou feio com Meri no passado e seu oponente nessa brincadeira é um príncipe.

"(...) O céu é azul, o sol é quente e Aspen ama America para sempre. O mundo foi feito para ser assim." - Página 138

Eu estou com muito raiva da Kiera, ela me fez gostar do Aspen, que ódio! Ainda sou Team Maxon, mas não tem como odiar o Aspen depois de ler vários trechos de A Elite pelos olhos dele. Ele é muito mais do que eu esperava e isso me da muita raiva mesmo, seria muito mais fácil simplesmente não ir com a cara dele, mas agora entendo muito melhor o drama da America. De um lado ela tem um (freaking) príncipe e do outro ela tem o Aspen, que bom, é o Aspen. Parece pouca coisa, mas depois que conhecemos o mundo pelos olhos dele isso passa a ser muita coisa, rs. Também conhecemos um pouco mais do lado da guarda do palácio, ou seja, a parte mais técnica da coisa. Os ataques dos rebeldes com outros olhos, foi até divertido (ok, sei que achar um 'ataque' divertido não é normal, mas acho que deu para entender).

Infelizmente acho que toda essa adoração que a autora criou para o lado do Aspen pode significar uma coisa que eu verdadeiramente não queria, mas como ela mesma falou que mudou drasticamente o final da história (já vou explicar sobre os extras do livro) eu não sei mais o que esperar e isso é de matar qualquer um de ansiedade. E eu já sou mega ansiosa, geez! rs


A Escolha (3 Capítulos são melhores que nada)

Eu ainda estou sem palavras. Assim como aconteceu com a Seleção e a Elite eu li esses três capítulos de uma forma maníaca e rápida. Isso é muito injusto porque o terceiro capítulo termina de uma forma que deixa qualquer pessoa maluca. O primeiro capítulo foi meio bobinho, deu para rir e até usar alguns post its, mas o segundo e o terceiro me deixaram ridiculamente feliz e ainda mais ansiosa. Não tenho muito para falar, afinal são só três capítulos que seguem o estilo dos outros livros. Só vou poder falar mais quando o livro sair em maio e posso afirmar (por conta dessa pequena amostra e pelos comentários da autora) que o último livro vai ser estúpido (no sentido bom, rs). O trecho me deixou com muitas saudades dos personagens no geral.

Extras

O livro conta com alguns extras bem legais e acredito que não tenha esses extras no ebook (que é de graça) de o Guarda, no de o Príncipe sei que não tem. Começa com uma pequena entrevista com a autora, as perguntas são geniais e as respostas são ainda melhores. É aí que ela comenta que mudou drasticamente a escolha final do livro (aparentemente o título do último livro tem vários motivos por trás...). Ela contou um pouco sobre como teve a ideia da história e, pessoalmente, achei genial. A história basicamente surgiu de vários "E se?" da autora. Conhecemos também a lista completa (nome, sobrenome, lugar de origem e a casta) de todas as selecionadas e uma lista (com explicações) sobre as castas.

Achou pouco? Calma que ainda tem mais, rs. Conhecemos as árvores genealógicas de America, Aspen e Maxon. E depois de cada árvore temos uma explicação detalhada (duas páginas) de cada família. É muito detalhe e até que isso ajudou a entender um pouco melhor cada personagem. A família real é cheia de tretas e adorei conhecer mais sobre Illéa graças ao Maxon e sua família. Por último temos as playlists oficiais dos dois primeiros livros e cada música vem com um trecho e um trecho do livro (trazendo o sentido da escolha). Esse livro é genial em muitos níveis.

Se você gostou dos dois primeiros livros da trilogia e não aguenta (assim como eu) esperar pelo último livro a solução, ou pelo menos uma parte dela, está nas páginas desse livro de contos e extras. Eu me diverti de verdade com a entrevista e com os detalhes novos. Sem esquecer que abri um pouco mais minha cabeça, por conta do Aspen. Por mais que eu ache que a autora vai dar alok ainda sou team Maxon. Ok, nessa altura do campeonato sou Team Cass, ou seja, estou é torcendo para que a autora realmente tenha dado o final perfeito para a história que me conquistou tanto.

Contos da Seleção (O Príncipe e O Guarda)
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 257
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

4 comentários:

  1. Bem que você disse, boiei mesmo,kkkkk...mas fiquei muito curiosa.adorei o blog,lindo e completo.
    http://ateliedoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Izabela! Não li nada que você escreveu por causa de spoilers. Sim, estou lendo A Seleção e estou amando! É muito bom! *-*

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas resenhas nunca têm spoilers, pode confiar haha só as de continuações (no caso, A Elite, que pode parecer spoiler de A seleçao, kk) :DD
      é muitoooo bom mesmo *-*

      Excluir