quinta-feira, 13 de março de 2014

Dicas: Livros em Inglês (Dicionários)


Hey! No vídeo que eu dei algumas dicas básicas sobre livros em inglês comentei sobre alguns dicionários, mas mesmo assim muita gente ainda me perguntou depois quais eram os links (por mais que tenha os links no vídeo e no post, rs). Por isso resolvi juntar aqui nesse post os dois que mais indico para quem quer ler em inglês. O bom desse post é que vou poder dar dicas ainda mais detalhadas sobre esses dicionários. Espero verdadeiramente que seja útil. Qualquer dúvida, não só sobre isso, é só me perguntar nos comentários ou até mesmo no email do blog. Adoro responder sobre livros em inglês, Ah!, tem o ask também.

Urban Dictionary (UD)

Meu querido e amado amigo UD. Muitos livros em inglês (Sempre vai depender do nível do livro, os de criança, por exemplo, não têm gírias.) são lotados de gírias. O que é normal, afinal são livros escritos, pensados e feitos para/por americanos. Um livro no Brasil, por exemplo, é cheio de coisas que (em tese) só a gente entende. E é aí que entra o dicionário urbano. Um dicionário feito por pessoas normais e com gírias atualizadas diariamente. Algumas são tão complicadas que até os americanos usam o site para entender, sente o nível. Se é uma gíria americana (ou até mesmo sigla) você vai achar lá, eu garanto. Só não vai achar lá se for algo criado alok pelo autor do livro. O site é todo em inglês, assim como as explicações das gírias, mas como comentei no vídeo, é bom que seja assim. Afinal você não perde o ritmo no idioma. Como exemplo, peguei duas palavras que eu uso muito (até sem querer, rs) e sempre me perguntam o que é, tirei print do site e do app de celular (no caso do meu, iOS):


Normalmente a melhor resposta é a de número um, mas pode ser que resposta que se encaixa no contexto que está no livro seja a dois, a três e por aí vai. Em alguns casos as respostas começam sérias e terminam meio... "Não-sérias", mas acontece. Algumas gírias tem várias formas, tipo o jeez que no caso pode ser também geez (que é o que mais uso, rs). O site é esse aqui e também tem o app para iOS e Android!

Cambridge Free English Dictionary

Esse é o que uso para a faculdade (me ajudou muito nas aulas de fonética, rs). Mas para quem quer usar um dicionário enquanto lê (por mais que não seja a melhor opção do mundo) esse pelo menos tem os significados em inglês, mantendo aquele ritmo da sua leitura. Ele também te da a opção de escutar a palavra e inglês britânico e em inglês americano, sem esquecer da transcrição fonética. É magia em forma de site.


Ele é bem simples e prático. O site é esse aqui.

Dica Extra: Kindle

Se você, assim como eu, ama ler livros em inglês pelo Kindle (que normalmente sai bem barato, rs) tenho uma dica de ouro. O Kindle tem um dicionário próprio dentro dele e quando você clica em uma palavra (qualquer uma no meio do livro) ele te da a opção de mostrar o significado (em inglês, assim como o de Cambridge). É ainda melhor para não perder o ritmo da leitura. Ponto para o e-reader, rs. Não sei como é no kobo, por exemplo, mas sei que no Kindle é bem prático (posso falar porque é o que tenho).

Um comentário: