domingo, 3 de julho de 2016

Na Estante: Além-Mundos


Eu não posso negar que li o livro bem rápido, mas não posso negar também que posso (ou não) ter pulado um ou dois (ou quatro) capítulos no meio disso tudo. É um livro com uma ideia fantástica, mas que não foi muito bem executada. O livro tinha como foco mostrar uma escritora trabalhando no seu mais novo livro e em uma menina vivendo algo completamente doido e que não tinha ideia de que, na verdade, era simplesmente a personagem do livro que a outra personagem estava escrevendo. Um pouco confuso, mas era o prometido e o esperado. Não foi bem isso que o livro entregou, ficou mais como duas histórias separadas que às vezes fazia sentir ter as duas ali juntas. O livro me empolgo bem no começo, mas logo fui desanimando e o fato de ser gigante me desanimou ainda mais. Estamos falando de mais de quase 600 páginas aqui. Por isso, e pelos motivos que vou explicar ali em baixo, o livro ficou com três estrelinhas no meu skoob.

Quando Darcy começou a escrever seu primeiro romance, ela nem imaginava que sua palavras realmente estaria tomando vida. Ela simplesmente sentou e escreveu o que tinha em mente em mais ou menos trinta dias, tudo porque descobriu que uma amiga de sua mãe havia morrido de forma trágica. Foi assim, simples e rápido, que a ideia de todo o livro apareceu em sua cabeça. Mais que rápido que a criação foi a aceitação, logo uma grande editora resolveu publicar a história e oferecer muita coisa para ela, desde que ela escrevesse mais, é claro.

"O resultado não foi exatamente um final feliz." - Página 463

Enquanto isso, em outro lugar e no meio de um aeroporto, Lizzie está vivendo seu pior pesado. Terroristas entraram atirando para tudo quanto é lado e ela sabe que seria uma das vitimas, não tinha para onde fugir ou correr. O que ela podia fazer era bem simples, e ela fez, se jogar no chão e se fingir de morta. O que ela não esperava era que o desejo havia sido tão forte que, de alguma forma, ela realmente tinha ido parar onde os mortos estavam, um além-mundo. E o mais estranho nisso tudo? Essa era exatamente a história que Darcy tinha escrito.

A história vai variando os pontos de vista, mas como não segue um padrão ou algo lógico, é bem complicado de acompanhar e eu me perdi muitas vezes, principalmente no começo (só depois de uns seis capítulos que eu me toquei que os capítulos que são narrados pela Darcy tem o título simples e os que são narrados pela Lizzie, esse têm uns traços em volta do título... fica a dica). Para quem escreve ou conhece o mundo da escrita, muitas das coisas que a personagem escritora vive fazem sentido. A forma como ela escreveu o livro e até alguns surtos aqui ou ali. De começo gostei muito de ver o mundo da Lizzie, mas depois não estava mais aguento o ponto de vista dela da história. Darcy começou dando esperança, com toda essa de escritora jovem sendo publicada, mas depois ela fica tão metida (não com todas as letras, mas nas entrelinhas de tudo que ela faz e fala) eu também não estava mais aguentando. Em resumo, esse é um livro dentro de um livro. Enquanto acompanhamos a vida de escritora, cumprindo datas e revisões, de Darcy nós vamos lendo também o que ela escreveu (de forma já revisada e pronta). Para quem gosta de coisas paranormais, a parte Lizzie vai ser bem legal de ler. De resto, desanimei bem.

Além-Mundos
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 546
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário