terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Na Estante: Fangirl


Sabe aquele livro que foi escrito para você? Pois é. Muita gente (mesmo) falou que esse era o meu livro e, bom, realmente era, pena que não gostei tanto assim. Está confuso? Também fiquei, rs. Esse livo tinha tudo para me conquistar e a personagem principal é tão parecida comigo que chegou a me dar medo, mas, mais uma vez, a escrita da autora me parou muito e o livro ficou meio tedioso no final das contas. Eu já comecei a leitura meio desanimada (afinal, não tinha gostado tanto assim de Eleanor & Park), mas quando percebi o assunto do livro (fanfics) me animei muito. Digamos, então, que foi tipo uma montanha-russa de emoções, ai que brega, rs. Ok, vou ser direta: O livro recebeu três estrelas comigo lá no skoob. Aparentemente, por conta de alguns comentários que recebi, sou a única pessoas no mundo que não gostou tanto assim do livro (mesmo me identificando muito com ele), então se quiser entender um pouco o meu lado é só continuar aqui para ler a resenha.

O livro conta a história da Cath, uma garota que é a definição de fangirl. Ela é completamente viciada em uma série de livros e filmes, Simon Snow, e por conta disso sempre escreveu muitas fanfics sobre a saga em questão. Junto com sua irmã (gêmea, Wren) ela criou novos rumos para a história e até ficou muito famosa no fandom. Muita gente, mesmo, lia sua histórias e alguns até falavam que ela escrevia melhor que a autora verdadeira da série. Tudo parece perfeito, não é? O problema começa quando Cath se muda por conta da faculdade e aos poucos vai perdendo o contato com sua irmã. Sem esquecer que o pai das meninas não consegue aguentar a ideia de ficar sozinho e consegue complicar ainda mais a vida da personagem principal. Tudo parecia afastá-la de sua história (Vá em Frente, Simon) e até a matéria (de escrita) que parecia um sonho acaba parecendo um pesadelo.

Para Wren foi mais fácil crescer e deixar todo o mundo de fantasia de lado, mas, para Cath, essa ideia parece inaceitável. A vida dela está ligada à história do Simon e ela não pode mudar isso, O problema é que viver no mundo da imaginação fez com que ela se tornasse muito frágil quando o assunto é realidade e, por mais que ela escreva muito sobre o amor, ela não sabe lidar com o sentimento quando ele está fora da tela do computador. É aí que conhecemos dois garotos adoráveis, Nick e Levi. Um completamente diferente do outro, mas ao mesmo tempo os dois a ajudam de verdade, ainda mais quando o assunto é a realidade. Cath precisa lidar com todos os problemas da faculdade, da família (uma vez que sua mãe, que a abandonou quando criança, quer voltar para sua vida), das amizades e de suas histórias. O maior problema de todos é que isso tudo está acontecendo no mundo real.

"A ideia de escrever fanfiction (...) é poder brincar com o universo de outra pessoa. Reescrever as regras. Ou alterá-las. (...)" - Página 124

Se você me conhece, sabe que já escrevi umas vinte fanfics (por mais que só tenha publicado umas onze) e não é segredo que também não sou assim tão fã da realidade (oi, Disney). Minha primeira fic foi sobre uma saga famosa, Harry Potter, e eu sempre consegui me sentir mais solta escrevendo. Cath e eu temos muitas coisas em comum e eu realmente esperava gostar mais da história dela, o problema é que tem, na minha humilde opinião, muita coisa desnecessária no livro. São páginas em mais páginas da história que ela escreve, mas como a história do Simon é completamente criada eu não sentia vontade alguma de ler (pulei muitas dessas páginas). Sem esquecer que algumas cenas são longas e cansativas. Se a autora fosse mais direta eu teria gostado muito mais. É uma história ótima, mas eu tive preguiça. Argh, detesto falar essas coisas sobre um livro.

Sobre os personagens, eu não aguentava quando a Wren aparecia, ela me dava nervoso, mas acho que era isso mesmo que a autora queria. Nick e Levi me surpreenderam muito durante o livro, cada um de um modo, mas é isso mesmo. A colega de quarto de Cath me conquistou aos poucos e, no final das contas, eu gostei muito da personalidade dela. Cath, ah Cath. O que falar de uma personagem que mal conheço, mas considero pakas? Ok, parei com as gracinhas. O que falar de uma personagem que se parece tanto comigo? Foi meio estranho perceber algumas das minhas manias pelos olhos da autora (que nunca nem ouvir falar do meu nome), mas ao mesmo tempo foi bom ver que, de certa forma, sou normal, rs.

No geral, é um bom livro, mas você precisa estar com tempo e paciência para ler. Não consegui entender ainda toda essa bagunça que está rolando por conta dos livros dessa autora, afinal, dos dois que li, esperava bem mais. Nâo sei se vou dar outra chance, mas nunca diga nunca. Se você, assim como eu, cresceu escrevendo fics e vive no meio de fandoms a leitura vale a pena para reconhecer muitas das coisas que, normalmente, só vemos online. Isso é um ponto positivo do livro, parece que deixou mais real todo esse mundo dos fãs, um ponto para a autora!

Fangirl
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 424
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

14 comentários:

  1. Eu disse que iria vir ler, então estou aqui o/
    Eu me interessei pela história até porque eu também amo esse mundo da fanfiction, e também já escrevi algumas!! Então acho que vou me identificar!!
    Parabéns pela resenha, Iza.
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay! :D
      Se você, assim como eu, escreveu/leu muita fic, realmente vai gostar de muitas coisas desse livro! :D
      Obrigada, xuxu!
      Beijooos

      Excluir
  2. Assim , uma pergunta ?! Ele é um chick-lit / Não curto muito essa separação de estilos , mais também não gosto de ler livros de mulherzinha , mais tipo , eu to na fase de escrever Fics e eu amo , sério , me sinto um escritor incrivel kkk mais , ele é "feminino" ? Assim , acha que rolaria um preconceito se um cara lesse? ;) Tente entender kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nope, não é não! Esse livro não tem nada de mulherzinha, sério haha é beeeem tranquilo de ler sem ter que ficar vendo ataques sobre uma bolsa de marca haha :D
      Claro que não! ;)

      Excluir
  3. Eu tenho muita vontade de ler esse livro. A resenha está ótima e a capa é super fofa.

    Beijinho,
    http://biaacarla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não acho 3 estrelas uma nota ruim. E o livro é cansativo, mesmo. Não gostei do Simon Snow e a fanfic dela não é algo que eu leria, por eu não ser do fandom e não conhecer a história do Simon foi um porre. É o mesmo que você ler uma fanfic inteira de algo que você simplesmente não conhece. Não procede. E foi por isso que eu pulei todas (todas, mesmo) as partes em que tinha um trecho de fanfic/livro. Depois disso, me acostumei com a história. Mas, tenho que admitir que [spoiler] a parte em que a Cath vai comprar o último livro, me emocionou muito <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se um livro recebe três estrelas comigo, não é um bom sinal. Acho divertido que não é a primeira pessoa que me fala isso. Mas, tipo, para um livro receber duas estrelas ou menos comigo é preciso ser REALMENTE uma bosta. E, bom, não é o caso desse. Eu gostei de muita coisa, mas me deu tédio, por isso as três estrelas, rs. Exato, eu pulei muita parte do livro porque, como não conheço o Simon e seus livros, não tinha graça. Mesmo assim não me acostumei, peguei foi tédio D:

      Beijos

      Excluir
  5. Eu estou com muita vontade de ler Eleanor & Park, mas não fiquei muito curiosa para ler Fangirl. Ainda assim, eu acredito que vou ler para dar uma conferida. Beijos!

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gostei muito da escrita da autora, mas vai de pessoa para pessoa, né? :D

      Excluir
  6. Oi Iza, bom eu não li esse livro, mas já li resenhas como uma opinião bem parecida com a tua...sobre a falta de objetividade da autora.
    A resenha está ótima, e deve ser muito bacana se identificar assim com um personagem!
    Beijos
    https://happinessandlucky.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que não fui a única que pensei assim, mas que pena para o livro! =/
      Obrigada :D

      Excluir
  7. Ta aí uma coisa que você falou que concordo, sou muita parecida a personagem em relação a realidade, não gosto muito dela e prefiro enfiar a cara nos livros e até mesmo inventar historias na cabeça hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí! Foi uma das poucas coisa que gostei no livro, mostrar essa 'realidade' de nós leitores! (:

      Excluir