quarta-feira, 8 de outubro de 2014

#BDE: Eu Quero Brincar de Escritora!


Uma grande parte dos emails (e comentários) que recebo aqui no blog são ligados à "Como escrever?". Já me pediram até, mais de uma vez, para fazer um vídeo com dicas de como escrever um livro. Sim, eu já escrevi mais de um livro (falta uma editora me amar, já conversamos sobre isso, haha), mas não sei se escrever tem um manual (e muito menos sei se eu saberia tal manual, rs), então hoje enquanto eu estava escrevendo tive uma ideia. Não vou fazer uma manual de dicas para escrever, mas vou contar para vocês o que eu faço na hora que vou escrever, vai que assim ajuda de alguma forma, né? Pode ser que o que eu faço funcione com uma parte de vocês e com outra não, mas a graça de escrever é ir descobrindo aos poucos como você escreve, o que gosta de fazer na hora de escrever e por aí vai. Ninguém nunca me deu dicas, acho que comigo sempre foi muito intuitivo. Claro que muitas regras de português me ajudam (nem sempre o corretor do word está certo), mas de resto fui descobrindo aos poucos e depois de ler muito, muito mesmo.
  • Prepare uma playlist
Não tem coisa melhor que escrever com músicas que nos inspiram! Antigamente, olha a idosa falando, eu criava uma playlist e usava-a para a vida, toda santa vez que ia escrever, o problema é que depois de um tempo isso começou a me fazer enjoar das músicas, por isso hoje em dia eu tento dar uma variada boa (com a ajuda do Spotify, não, isso não é propaganda). O legal é que dependendo da música você tem até ideias novas enquanto escreve, muitos capítulos que escrevo saem por completo de algo que ouvi em uma música, seja uma frase que me deu uma ideia ou até mesmo a melodia que me fez pensar em algo legal. Falando sobre mim, eu amo/sou escrever com a playlist do Michael Bublé. A voz dele é uma delícia e as músicas são ridiculamente inspiradoras, já brinquei que quando eu conseguir publicar um livro vou dedicá-lo ao cantor. Isso não que dizer que ele inspire todo mundo, mas funciona de verdade comigo. O legal é você ir variando bem até achar aquele cantor/cantora/banda que combina mais com você. O fato é que quando tô inspirada consigo escrever até vendo TV, rs.
  • Se inspirar ≠ Copiar
Usar uma música ou um livro para se inspirar é saudável e bem legal, o que não pode rolar é copiar, né? É claro que a gente aprende coisas novas quando lê um livro legal e é até normal pegar uma mania do(a) autor(a), o que não pode rolar é escrever uma cópia, afinal, além de bem chato isso é completamente sem noção. Um dos motivos que me fez tirar todas as minhas fics do ar foi que tinha muita gente copiando minhas histórias. Como reescrevi minhas fics (transformei em livros, sem nomes famosos e com algumas/muitas mudanças) fiquei preocupada, por isso tirei tudo do ar. Uma vez me mandaram um link de uma história que era a cópia exata, porém com muitos erros de português, de On Stage. A diferença é que ao invés de uma cantora era uma modelo a principal da história. Quando li aquela historia senti algo muito estranho, um tipo de raiva misturada com tristeza, afinal aquela era a minha história! Uma coisa é eu usar uma fic que eu mesma escrevi e escrever uma história do zero baseada na fic (o que estou fazendo com 'Na Ponta dos Pés', que é uma história baseada na minha fic antiga Ballerina Dreams). A história é minha, então é de boa, o problema é fazer isso com algo que não é seu. O(A) autor(a) 'perde' um tempo valioso pensando em algo inédito, então, não copie.
  • Seja você mesmo em cada palavra
Não fique pensando no que os outros vão pensar quando lerem o que está escrevendo, mas pense sim no que você pensaria se lesse aquilo. Escrever já pensando nas críticas que vai receber não é legal, isso prende muito as ideias e uma coisa que poderia dar mega certo fica presa na sua cabeça por medo de alguém não gostar.  Antigamente eu me segurava muito na hora em que ia escrever as cenas de beijos e afins, mas foi lendo livros como Belo Desastre e Slammed que eu percebi que um beijo bem escrito, por exemplo, pode fazer o leitor viajar na imaginação. Coloque tudo que der na telha na folha, não tenha medo de ser feliz. É claro que uma coisa ou outra precisamos segurar, nenhum exagero é bom, mas isso não quer dizer que precisamos nos segurar o tempo inteiro. Até quem lê percebe se você está ou não se soltando. Lembro quando comecei On Stage e recebi muitos comentários dizendo que pela minha escrita estava bem claro que eu estava mais confiante escrevendo, sem medo de colocar tudo no papel, era bem assim mesmo.
  • Não tenha vergonha de pedir ajuda
É claro que quando estamos escrevendo temos que nos 'fechar' no nosso mundinho da imaginação, mas é bem legal mostrar o que está escrevendo para alguém (ou mais de um alguém, rs). Assim você tem uma noção se está indo num caminho legal, se tem algum erro de português que você deixou passar ou algo do gênero. São os chamados leitores betas (definição retirada do google: é aquele leitor que tem acesso ao livro antes dele ser publicado. O trabalho dele consiste em ler o original e prover o autor com sua visão da obra, apontando possíveis falhas de continuidade, incongruências e, de forma geral, dando seu parecer sobre a obra. É um trabalho que exige honestidade, respeito e, principalmente, sigilo, pois o leitor não deve comentar com ninguém o que leu, honrando assim a confiança que o autor lhe passa ao mostrar seu original). Precisa ser alguém que você confia, alguém que você sabe que será honesto com você e que tem uma noção legal sobre livros no geral. No momento tenho duas leitoras betas para o que estou escrevendo ('Na Ponta dos Pés'), são duas pessoas que confio muito mesmo e que me ajudam muito, até puxam minha orelha quando demoro para mandar um capítulo ou quando extrapolo nos palavrões, por exemplo. Uma das leitoras é a minha mãe. Confio demais nela e, bom, ela já leu uma vida inteira de livros. Sempre leio com carinho o que ela fala sobre o que mandei e ela sempre me dá dicas legais. A outra, no momento, é uma das minhas melhores amigas (a Aline, daquele vídeo sobre livros em inglês). Ela, assim como eu, faz letras e me ajuda bastante, o mais legal é que como estamos quase todos os dias juntas é uma resposta bem rápida. Ok, muitas vezes ela esquece o "trabalho" dela e só manda mensagens como 'quero mais', o que é ótimo, mas ela depois lembra o que tem que fazer e dá dicas legais também.
  • Faça o que ama
Não tente escrever porque está na "moda", só faça o que ama de verdade, caso contrário nada vai sair legal, nadinha mesmo. Escreva com seu coração, cada linha que você cria precisa ser importante para você e aos poucos vai percebendo que os personagens vão virando seus bebês. Você vai pensar neles 24/7 e vai até sentir saudades de escrevê-los e até mesmo lê-los. Essa é a graça, quando você faz o que ama não tem erro, as frases saem de forma leve e natural e tudo parece certo. Quando eu estou escrevendo já sei o começo, o meio e o final do livro ou texto em questão. Então é bem fácil, eu sento em frente o computador, abro meu word e tudo sai, simples assim. É claro que tem momentos em que não estou com vontade de escrever, mas continuo pensando, o tempo inteiro. Meu celular é cheio de anotações de texto e de voz, são ideias que tive no meio do nada e precisava colocar em algum lugar para conseguir escrever depois. Sempre coloque seu coração no que faz, assim tudo fica mais simples e divertido. Não vira obrigação, vira prazer.

Espero ter ajudado, de alguma forma, vocês. Espero que as pessoas que mandaram os pedidos tenham gostado do post e que saibam que fiz com todo meu coração e com muito carinho. Lembrando que eu ainda (disse ainda, rs) não publiquei nada, as minhas dicas, como comentei no começo, são coisas que funcionam comigo e coisas que são mais gerais. Sou uma garota que ama escrever e que 'perde tempo' com isso muito mais do que gosta de admitir, mas sempre que precisarem conversar sobre isso podem contar comigo, afinal eu sempre brinco de escritora! ;)

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Iza! Adorei as dicas, ouvir músicas adiantam pra mim só quando coloco em alguma rádio online. Tenho o hábito de cantar as músicas que sei, e é impossível cantar a letra correta enquanto escrevo as ideias no "papel"... acabo escrevendo a música, hahahaha! Fora isso, acho que independentemente da maneira que você escreve, alguém se identificará com o que tá registrado ali, então sempre vale a pena escrever, seja o que for! Beijão da Flô <3

    http://blogfloreando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem disse que eu fico quietinha ouvindo? A cada linha que escrevo para duas para cantar junto, meus visinhos adoram, sqn haha exato, sempre tem <33

      Excluir
  3. Parece que você leu meus pensamentos, sério hahaha
    Eu tenho uma playlist no meu iPod com o nome "Escrever".
    Meu celular também é cheeeeio de anotações de ideias que eu tenho do nada.
    E as outras coisas fazem tanto sentido, tipo: WOW!
    AMEI, AMEI, AMEI <3 Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom ler isso, xuxu! <33
      Também tenho, meu ipod tem playlists bem doidinhas hahaha
      fico MEGA feliz que tenha gostado <33

      Excluir
  4. Estou fuçando o seu blog e cheguei até aqui haha. Ah, eu sempre escrevi, principalmente textos mais curtos, mas algumas histórias também, só que há um bom tempo entrei em um bloqueio criativo e está difícil quebrar :(( Mas eu vou conseguir, é algo que eu sempre amei fazer.
    Quando você começa uma história nova, você simplesmente começa a escrever ou faz um planejamento/ resumo antes? De como serão os personagens, onde a história vai dar e tal?
    Beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay! Espero que esteja gostando! :D

      Poxa, vai tentando reler o que já escreveu, isso normalmente ajuda! ;)

      Normalmente a história vem 'pronta' na minha cabeça. Começo, meio e fim... Aí vou escrevendo e colocando os detalhes que vão vindo aos poucos hahahaha

      Beijos

      Excluir