terça-feira, 30 de setembro de 2014

Na Estante: De Repente, Ana


Eu não posso negar, esperava um pouco mais desse livro (eu sei que é horrível começar uma resenha assim, mas como eu sempre digo, pelo menos estou falando o que achei de verdade). Esperava um livro para ler em menos de um dia, uma história bem devorável, sabe? Exatamente como tinha sido o primeiro livro dessa trilogia (sim, é uma trilogia), mas esse eu tive vontade de fazer pausas na leitura bem mais de uma vez. Ok, meus horários andam uma loucura, mas se o livro é bom eu dou alok e viro a noite mesmo (dormir é para os fracos, sqn). No dia em que li Encontrada fiquei quase 24h acordada, mas não me arrependo, o livro fez isso valer a pena. O fato é que queria ter sentido o mesmo com esse, ainda mais porque adoro a autora. Vou contar um pouco do livro em si para vocês e depois, como sempre, dar a minha opinião de forma mais explicada. Vale lembrar que esse livro é uma continuação, ou seja, se você ainda não leu o primeiro livro pode considerar uma coisa ou outra dessa resenha como spoiler. Quem avisa, amiga é. Ah, eu dei quatro estrelas lá no skoob.

Descobrir que você é uma princesa, da noite para o dia, é o sonho de quase todas as meninas, ainda mais das que cresceram vendo os filmes Disney. Mas, na realidade, descobrir que você faz parte da realeza não é um conto de fadas, não o tempo todo, pelo menos. Princesas têm obrigações bem sérias e Ana descobre isso da pior forma existente. Logo no começo da história o rei da Krósvia, pai de Ana, sofre um acidente grave e sobra para a princesa tomar conta do trono, sim, assim sem mais nem menos e muito menos sem uma preparação prévia. Ela teria que colocar um terninho, respirar fundo e governar um país. O problema, além do óbvio, é que todos que são contra o governo atual decidem que é a hora exata para atacá-lo, uma vez que o rei está de fora. Ana precisa arranjar tempo para descobrir como ser uma rainha e ainda como lidar com toda a pressão que vem com o título.

"Se em algum momento dei a impressão de que as coisas não seriam fáceis, digo agora que me enganei. Pelo jeito, estavam a um passo de serem terríveis." - Página 84

Quando sobra tempo ela ainda precisa lidar com os problemas que aparecem em sua relação com Alex. Os dois são ridiculamente ciumentos e sempre acham um motivo para brigar, por mais que depois se resolvam muito bem. Mas como nem tudo são flores, além de todos os problemas com o país, o namoro e tudo mais Ana ainda tem que lidar com a ex-nomedecachorro-namorada de Alex, que resolveu reaparecer das cinzas, e ainda algumas ameaças anônimas. Todos os ajudantes do governo a cada minuto cobram mais de Ana e o povo, pelo menos uma parte dele, não sabe se pode confiar na princesa para algo tão sério como governar. Sem esquecer, é claro, que a imprensa não facilita para o lado dela. Enquanto isso, Alex não sabe se tem ou não medo da palavra casamento e como lidar com toda a pressão que é ser namorado da Rainha (por mais que temporária).

"Mas aqui estou eu: inteira, feliz, vivendo meu conto de fadas maluco." - Página 305

O livro é dividido pelas visões do Alex e da Ana, eu adorei isso, e o melhor é que até a cor da folha muda quando muda a visão (a editora está de parabéns pela diagramação, uau). Os dois personagens não mudaram muito de um livro para o outro, apenas ficaram ainda mais ciumentos, e coloque ênfase nesse muito. Ainda consegui dar boas risadas com as trapalhadas da personagem principal e até chorei em um determinado momento (vale comentar que estava de tpm?). O que me incomodou, de verdade, é que no segundo capítulo do livro eu chutei o que aconteceria até o final e acertei cada linha do chute. A história seguiu por uma via muito previsível e nem sempre isso é legal. Ok, algumas coisas, depois que a gente lê muito, ficam meio na cara mesmo, mas o livro todo? A única surpresa que tive foi nos quarenta e sete do segundo tempo, mesmo assim não era algo muito importante na história. Eu amo a escrita da autora, mas comparado ao primeiro livro eu esperava um pouco mais, por mais que não seja legal comparar. Eu só tive vontade de terminar mesmo o livro quando já tinha passado do meio, para mim isso nunca é um bom sinal.

Sei que é uma trilogia, ou seja, o terceiro livro deve chegar em breve e estou com muito medo do rumo que vai seguir, vou ficar sem esperar nada, acho que é a melhor opção. O livro não é ruim, pelo contrário, é muito bom. Mas, como disse, é muito previsível. Sem esquecer que a autora, meio indiretamente, criticou um pouco as pessoas que vivem muito no mundo Disney (entendo que era um modo de explicar a situação da personagem, mas mesmo assim isso me incomodou). Ah, o livro é um new adult, tem palavrões e indicações de umas cenas mais quentes. Argh, detesto falar certas coisas de alguns livros, mas pelo menos vocês podem ter certeza que isso tudo é o que realmente achei/senti do livro. Se você amou o primeiro livro, leia esse sem esperar muito, assim vai consegui aproveitar melhor a história. Nos resta, agora, esperar pelo último livro.

De Repente, Ana.
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novas Páginas
Páginas: 320
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

6 comentários:

  1. Oi Iza,

    Parabéns pela resenha! Quando leio suas resenhas, sempre gosto muito da forma com que as esquematiza.
    Eu já vi várias resenhas sobre esses livros dessa trilogia, mas confesso que nunca tive muita vontade de lê-los. Com sua resenha, decidi que só vou ler se um dia alguém me der de presente ou coisas do tipo, haha.

    Beijos!
    Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Thamiris! :D
      Obrigada, fico muito feliz (mesmo) que goste das minhas resenhas! ^^
      O primeiro livro vale MUITO a pena, esse segundo que meu deu uma >pequena< desanimada haha mas se tiver chance, lê sim! ^^

      Beijoooooos

      Excluir
  2. o livro e lindo mas eu nunca li e morro de vontade de ler , resenha ótima beijos
    http://livro-azul.blogspot.com.br/
    http://livroazul-animes.blogspot.com.br/
    já estou seguindo :D

    ResponderExcluir
  3. Ah escutei falar tanto dessa trilogia! e tá na minha listinha, mesmo não sendo tão ótimo,adoei sua foto com o livro e a coroa! que fooofa!

    byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro livro é maravilhoso e o segundo também, o único problema (para mim) foi o que comentei na resenha haha mas são livros que valem cada centavo <33

      Fico feliz que tenha gostado da foto ^^

      Beijoos :D

      Excluir