sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O Livro Não Morde


Essa semana eu fiz estágio na minha antiga escola (por isso o blog ficou meio parado e com posts bobinhos, haha desculpa!) e tive uma surpresa muito boa. Os alunos estavam lendo. Uma coisa que na minha época (dois anos atrás, nem tão longe assim, vai) não era muito comum. Eu fiquei estupidamente feliz de ver isso, não só por brincar de escritora e fazer letras, mas como leitora mesmo. Eu sei como é bom ler na época do colégio e sei que isso ajuda muito até nas notas das outras matérias. Vi muita gente lendo livro nos intervalos (que são bem curtinhos), no recreio e no final das aulas.

Mas a pergunta é: Como gostar de ler? Simples: Lendo. Não adianta você querer ler sem pegar um livro. Nossa, Izabela, isso é tão óbvio... Mas acreditem, ou não, têm gente que quer ler, mas tem medo de colocar as mãos em um livro. Ok, um livro pode ser bem assustador as vezes, grande e com palavras complicadas, mas aqui fica a dica: ele não morde. Comece pelos livros pequenos, se isso te assusta mesmo, mas verdadeiramente, tamanho não é documento. Uma boa ideia é procurar livros que você sabe que vai gostar (tipo um livro que deu origem a um filme que goste muito). Outra ideia, mas agora para os professores, é incentivar a leitura ao máximo. Montar uma competição, tipo, o aluno que leu mais no ano/semestre ganha alguma coisa (nem que seja um ponto bônus ou até mesmo um livro).

Mas, Izabela, ajuda mesmo nas notas? SIM! E eu estou falando isso por experiência própria. Antes de eu começar a ler minhas notas eram terríveis (no geral), mas melhoraram muito. Interpretação de texto é tudo, e é necessário saber interpretar em qualquer matéria. Só tem um jeito de aprender a interpretar: lendo, lendo muito mesmo. Só queria comentar que fiquei muito feliz de ver muita gente lendo. Fiquei tipo mãe orgulhosa, sabe? Alok, mas sou assim, haha. Ah, o vídeo dessa semana vai vir um pouco atrasado (no domingo), porque ainda estou na casa dos meus pais e meu tripé ficou lá em casa, haha. Foco! Leiam, como falei, o livro não morde.

6 comentários:

  1. Izabela, eu também sou dessas que banca a mãe orgulhosa, mas acho que o exemplo deveria vir de casa sabe, minha mãe sempre me deu gibis, porque eles eram divertidos, então quando entrei na escola sabia ler e escrever. Mas a gente sabe que isso está bem longe da realidade.
    Eu participo de um projeto voluntário onde ajudo crianças carentes, e ano que vem quero fazer um projeto de incentivo a leitura, então minha cabeça está a mil!
    Quando leio posts como o seu fico mais calma e vejo que não sou só eu que me sinto com este "orgulho" de ver a coisa acontecer.

    E essa do livro não morde, CARA VAMOS FAZER UMA CAMPANHA! Se eu não tivesse meus amigos blogueiros para discutir livros, estaria muito perdida :(..

    Acho que escrevi demais.. ahhahha

    bjos
    miscelaneadasofia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente tem que vir de casa também, mas como vi isso na escola resolvi focar nessa parte, kk
      Que projeto lindo! Mas pode respirar ainda mais agora, realmente não estamos sozinhas e cada vez mais o povo está percebendo como é bom ler! <#

      Realmente, daria uma campanha ótima! *-*
      mas estou aqui, ueba! :D

      bjs bjs <3

      Excluir
  2. Eu acho super legal ter incentivos de professores para ler. Na minha escola, nunca tinha essa de lista de livros para ler durante o ano. Eu sempre lia na escola e era meio que tachada de nerd. Eu vou fazer uma pesquisa nas escolas para saber quantos livros, em média, lê cada aluno de cada série, quais os assuntos mais lidos, os livros mais procurados... Essas coisas. A intenção é levar depois o resultado para essas escolas, para que diretor e professores saibam melhor como trabalhar a leitura na escola.
    Todo mundo é leitor. Só não lê quem ainda não achou seu livro favorito ;)

    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim-sim! Eu tive sorte, na minha escola sempre fomos levados para a leitura! *-*
      Faz sim! E depois, por favor, me conta o resultado!

      exato, têmq ue achar aquele livro que te mostra a magia... no meu caso foi hp! haha

      bjs bjs

      Excluir
  3. Poxa, concordo com tudo plenamente. Meu professor de literatura sempre diz que só consigo boas notas em suas provas pq leio muito - as provas dele não são fáceis. Além disso, gostei demais do título haha

    Samuka
    http://coupleliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir