domingo, 3 de novembro de 2013

Na Estante: A Seleção


Terminei esse livro em menos de dez horas, isso porque comecei a ler enquanto o vídeo da semana carregava no youtube e a ideia inicial era ler só enquanto eu esperava. Acabou que o vídeo já estava carregado e eu não tinha mais desculpas, desliguei o computador e fiquei focada somente na leitura. Em um momento eu estava na página cem (mais ou menos três da manhã) e do nada (juro) quando resolvi pegar meu celular já era quase seis horas da manhã, ri sozinha quando abri minha cortina e vi o sol nascendo. Ignorei tudo, perdi a dignidade e continuei o livro, até que mais ou menos às sete horas da manhã uma das minhas amigas que mora comigo viu meu quarto com a luz ligada e ficou sem acreditar que eu ainda não tinha dormido, ri mais ainda da situação toda e ainda li por mais uma hora, deixando só mais dois capítulos para ler depois que dormisse.

Porque estou contando isso? Para deixar claro que esse livro é "devorável", estúpido de bom e me ganhou nas primeiras páginas. Sempre li muito rápido (e de forma maníaca), mas eu só leio um livro direto como foi com esse em casos raros (Harry Potter, A Esperança, Belo Desastre, Perdida e agora A Seleção), em casos em que os livros me prendem de uma forma que nem eu sei explicar. A história é muito gostosa e leve de ler, como falei não percebi de verdade a hora passando e quando dei conta de mim o livro tinha acabado e eu estava procurando pelo segundo na minha estante (já estou terminando o segundo, haha). O livro é uma distopia e isso foi um tapa de luva na minha cara. Depois que li Jogos Vorazes coloquei na minha cabeça que nenhuma outra distopia seria legal de ler, mas aqui estou eu (depois de uma noite com menos de cinco horas de sono por conta do livro) escrevendo sobre A Seleção. 

O livro conta a história de America, uma menina da casta cinco (artistas e músicos) que estava relativamente satisfeita com sua vida. Ela mora em Illéa, um país relativamente novo que conseguiu se erguer das ruínas do que antes havia sido os Estados Unidos. O país estava para passar por uma Seleção em que 35 garotas teriam a chance de competir (amigavelmente) pelo coração do príncipe Maxon (*suspiros*). Não estava nos planos de America entrar nessa seleção, mas depois que seu namorado, Aspen (um garoto da casta, inferior, seis), insistiu alegando que ele nunca seria capaz de dar para ela o que um príncipe daria ela aceita e se inscreve. Como o namoro dos dois, em tese, era ilegal tudo acaba de uma forma bem rápida e triste para os dois. E para a surpresa geral, dos personagens não minha, America é selecionada.

Ela chega ao palácio e já começa, mesmo sem querer, se destacando das outras meninas quando na primeira noite tenta "fugir" para o jardim para pegar um ar. Os guardas não a deixam sair e com a bagunça toda quem acaba chegando é o próprio príncipe que a leva pessoalmente para tomar um ar no jardim. É nesse momento que vemos que Maxon vai muito além do rostinho bonito, mas isso não impede America de dar uns bons gritos e puxões de orelha nele. Quando todas as meninas conhecem o príncipe no dia seguinte America resolve criar uma aliança com o príncipe. Ela ficaria ali no palácio para ajudar sua família, que ficaria recebendo cheques enquanto ela fica na seleção (e para se alimentar bem) e ajudaria Maxon a escolher a mulher perfeita entre as 34 selecionadas restantes.

"– Então por acaso não seria a garota que gritou com o príncipe?
Respirei fundo.
– Sim, fui eu. E minha mãe deve estar infartando neste momento.
– Faça-a contar a história toda! – Gritou Maxon (...)."
(Página 268 e 269)

O que America não esperava era que a amizade dela com o príncipe ficasse cada dia mais forte a ponto de deixar os dois confusos sobre seus sentimentos. Sem esquecer, saindo da parte conto de fadas, que o país não estava nem perto de ser perfeito e o palácio (assim como vários outros lugares) sofria com ataques quase que constantes de rebeldes que não estavam nada satisfeitos com a situação do país e de suas castas. O livro em alguns momentos lembra Jogos Vorazes, o que faz sentido uma vez que os dois se passam em um Estados Unidos de um futuro caótico. Mas America nem é tão diferente da Katniss, ambas são bem teimosas e sabem o que querem, sem esquecer que acabam no meio de um triângulo amoroso, a diferença é que uma foi mandada para um palácio para conseguir o coração de um príncipe, enquanto que outra foi para uma arena lutar por sua vida.

Para quem sempre sonhou com contos de fadas mais realistas (ou não), como eu, esse é um ótimo livro. E mesmo se você nunca sonhou com isso o livro continua muito bom, obrigada, haha. Como falei antes o livro é leve e gostoso de ler, a história rende e tudo faz muito sentido (não têm 'linhas soltas' pela história). Prepare-se para rir e suspirar com Maxon e America, para sentir raiva e até dó de Aspen e para ler um livro de uma forma maníaca de tão bom que ele é (oi!).

A Seleção
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 368
Skoob do Livro.
Meu Skoob. (:

11 comentários:

  1. A seleção é um dos meus livros favoritos, e no quesito "devoravel", eu ainda devorei mais rapido que você, kk foi espantoso, quando eu vi, simplesmente tinha terminado. Uma pena que A Elite não seja tão bom quando A Seleção, mas adoro da mesma forma. Adorei seu cantinho, estou seguindo.

    Um Beijo, Rafa
    http://fuxicandosobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que lembrar que comecei a ler às 3h da manhã! rs eu atpe teria lido em menos tempo, mas meu olho tava fechando! haha tava até meio hilário haha
      Eu to no meio de A Elite, realmente ele é um pouco menos devorável que a Seleção, mas so far so great! :DD
      thaaaaaaaaaaaanks! :D

      bjs bjs

      Excluir
  2. Corri quando vi essa postagem no menu do blogger! Falando assim até deu vontade de ler :) Não sou muito chegado a esses tipos de contos, mas parece interessante. Principalmente pelo quesito "devorável" rs. Ótima descrição do livro, gostei muito.
    Beijão, Marcos.
    http://literaturabstrata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay! *-*
      Fico feliz que tenha gostado da resenha *-*
      é realmenet devorável, haha
      thanks! *-*
      beijos (:

      Excluir
  3. Izaaaa, para de ficar me puxando pra mais uma saga! Não dá, meu bolso não aguenta! kk
    Já tá na minha wishlist de fim de ano, hehe ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a parte do bolso, tamo junto haha
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, mas o fato é: fez certo em colocar na sua wishlist! <3
      bjs bjs

      Excluir
  4. Olá, Izabela. Tudo bem?
    Como é gostoso quando a gente consegue entrar num livro assim, neh?! Eu fiquei super curiosa pra ler esse livro depois de ler a sua resenha Ele já estava entre meus planos de leitura, mas acho que vou colocar ele pra frente da minha lista...
    Beijos,
    Niki,
    http://www.meigaemalefica.blogspot.com
    http://www.randomcast.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Niki! Tudo sim, e aí? (:
      É bom demais achar livros assim! Fico feliz, de verdade, que tenha gostado da resenha. E bom, leia o livro haha vale muito a pena.

      beijooos :D

      Excluir
  5. Ok você me convenceu a comprar o livro o mais rápido possivel!! Adorei a resenha e com certeza vou amanha mesmo comprar o livro!!
    bjooos

    ResponderExcluir
  6. Ok você conseguiu me convencer a comprar esse livro!!
    Eu adorei a resenha e amei a parte do "devorável" pq? porque eu amo livros assim!!
    Com certeza vou correr pra comprar ele! Eu ja queria comprar,mas tava com medo de acabar comprando e não gostar do livro,mas depois da sua resenha,eu decidi que vou comprar e ja sei que vou amar o livro!! rsrs
    Bjoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay! Vai amaaar! :DD
      Fico muito feliz mesmo que minha resenha ajudou :DD

      beijooos

      Excluir