quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Entrevista - Roberta de Souza


Roberta é a autora do livro Meninas de 30, você pode ler mais sobre o livro aqui. Não é segredo para ninguém que meu maior sonho é publicar um livro e o fato é que eu amo quando vejo livros tão bons que foram escritos por brasileiros, dá uma ponta de esperança. Quando estava conversando sobre o livro com ela perguntei se ela poderia responder algumas perguntas e ela topou. Aqui está o resultado dessa entrevista, espero que gostem tanto quanto eu!

Quando começou seu amor pela leitura? E pela escrita?
Meu pai amava os pensadores e sempre escreveu muito. Mas minha lembrança de primeiro contato com o mundo da literatura foi aos 11 anos. Peguei um livro de minha mãe, escrito em 1976 chamado Entre a vida e o sonho (se não me engano), de uma escritora chamada Maria Luiza Bombal. Um romance lindo, que falava de um amor de conto de fadas e muito sofrimento. Ali eu fiquei completamente presa e assim começou minha paixão. Fui conversar com meu pai sobre isso e descobri seus escritos. Ele passou a me ensinar muita coisa sobre a literatura e eu fui devorando todos os livros que passavam em minhas mãos. 
Com a escrita muito por causa do meu pai mesmo. Como ele escrevia e amava, começou a me inserir nesse mundo e fazer com que eu escrevesse também... quando vi estava escrevendo... Mas tinha muita vergonha...rs Então não mostrava meus poemas pra quase ninguém, só pra ele mesmo.

Como surgiu a ideia de "Meninas de 30"?
Eu já trabalhava há alguns anos em editora. Formada em jornalismo já escrevia sobre livros e fazia revisões. Minha vida sempre foi meio doida, minhas amigas também e eu estava chegando aos trinta.
Me vi em uma crise. Eu? 30? Ah para! (mais ou menos assim...rs)
Então resolvi mudar tudo,. me separei e fui recomeçar. E para desanuviar um pouco a mente comecei a escrever, sem ter ideia de publicar. Até o dia em que uma amiga leu e começou a me instigar. Assim minhas meninas nasceram.

Alguma personagem tem um pouco mais da sua personalidade?
Tem, claro! A Nina tem muito, muito de mim. Principalmente no início da história. Depois ela foi criando sua própria vida, se desenvolvendo e foi se desprendendo de mim. Mas eu e ela temos muito, muito em comum. Como também com a Doida. Acho que me dividi em duas, na Nina e na Doida. Sou estabanada como a Nina e falo tudo que me vem a mente, como a Doida... rs.
Eu busquei escrever com uma linguagem bem tranquila, como se fosse um bate papo mesmo. Primeiro porque adoro ler livros assim, segundo porque eu queria que os leitores sentissem como se eu estivesse falando com eles através daquelas frases...

Como surgiu a vontade de escrever profissionalmente?
Como todo bom jornalista, a escrita está no sangue.
Quando escolhemos um caminho, certas coisas vêm naturalmente. O meu amor pela leitura me levou a trabalhar na editora, que me levou a fazer jornalismo, que me levou a juntar minhas paixões: Livro e escrita, quando comecei a fazer criticas literárias em meu blog e nos jornais da faculdade... Sempre foi tudo muito natural, e espero que assim continue...rs

Qual foi a maior dificuldade encontrada para publicar o livro?
Eu não posso reclamar... 
Como trabalho com isso sei que é muito caro e as entradas em grandes editoras é muito difícil. Tentei sim, enviei meu livro para avaliação, porém não obtive êxito, então conversei com os parceiros de trabalho e fui em frente. Ganhei as ilustrações, capa, miolo e a impressão foi quase um presente da gráfica. É Deus costurando a colcha de retalhos da minha vida... Quando resolvi publicar o livro eu tinha certeza que os caminhos apareceriam. Quando algo está em nosso caminho, por mais impossível que pareça, ele sempre acontece!  :)

Quais dicas você dá para quem quer iniciar a carreira de escritora?
Leia, leia muito. Pesquise. Busque o que existe dentro de você. Não imite ninguém. Envie pedacinhos de sua alma através da caneta pro papel, o resto é consequência...
Assim nascem nossos filhos literários.


Quer conhecer melhor o livro? O blog está sorteando um livro autografado, é só vir aqui! Boa sorte! Ah, e Roberta, mais uma vez muito obrigada pelo carinho e atenção! Te desejo todo o sucesso do mundo! (:

2 comentários: