quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Na Estante: Drácula


Ainda estou sem tempo para ler, mas esse livro teve que entrar na lista por motivo de: foi usado em aula. Tive que montar um trabalho/plano de aula em cima desse livro para aula/prática de "A Literatura Inglesa no Ensino de Lingua Estrangeira", o nome é grande, mas faz parte. Eu li a versão reduzida, o livro original é gigante, mas como é livro e eu gostei juntei o útil ao agradável e resolvi comentar aqui. Como eu li o livro no celular, por mais que eu deteste isso (como já falei aqui) não teve foto bonitinha para o post. Espero que entendam.

A história é completamente diferente do que eu imaginava (até deu vontade de ler a versão completa, quem sabe...). Acho que a imagem que tenho na cabeça sobre vampiros tem culpa nisso, na realidade vou culpar Twilight e The Vampire Diaries. O Conde Drácula que conhecemos no livro é o verdadeiro vampiro, foge dos colares de alho, não tem reflexo no espelho, dorme durante o dia, não tem dó e muito menos é "vegetariano". A história pode ficar um pouco confusa uma vez que ela não tem um narrador fixo, cada hora e um dos personagens que conta uma parte por cartas ou lembranças.

A história começa com o diário do inglês Jonathan Harker, ele trabalha com venda de casas e foi até a Transilvânia para conversar com um Conde que queria comprar uma casa na Inglaterra. Ele fica hospedado no castelo do próprio Conde Drácula e aos poucos vai percebendo que existe alguma coisa muito estranha naquele lugar. Quando Drácula percebe que seu hóspede não é burro o deixa trancado no castelo como prisioneiro. Entre uma bagunça aqui e outra ali Jonathan consegue escapar do castelo, mas quando volta para a Inglaterra descobre que não foi o único. Drácula estava em terras inglesas também. O livro ainda conta o que acontece na Inglaterra com a narração de alguns amigos de Jonathan e de como eles fazem para caçar o vampiro depois que ele atacou uma jovem conhecida.

Vou parando por aqui, mesmo sendo uma história conhecida spoiler é spoiler. Agora estou com vontade de ler Entrevista com o Vampiro (eu até tenho o livro, mas ainda não li...). Bom, é isso. Esse foi um "Na Estante" um pouco diferente, afinal foi um livro que li para a faculdade, mas está valendo, né? Espero que tenham gostado, e alguém aí já leu a versão completa?

Dracula
Autor: Bram Stoker
Editora: Oxford University
Páginas: 56
Skoob do livro
Meu skoob (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário