quarta-feira, 10 de abril de 2013

Texto: Passaporte literário

Segunda eu estava vendo um programa, na Band, que eu verdadeiramente amo. O mundo segundo os brasileiros, que é basicamente uma viagem ao redor do mundo contada por brasileiros que foram em busca dos seus sonhos em outros países. Por quê estou contando isso? Simples, essa semana o lugar "visitado" foi São Franscico, que para quem não sabe é uma cidade no estado da califórnia. Aquela cidade com a ponte  (Golden Gate) vermelha legal que sempre que alguém vai, tira foto lá, melhorou agora? rs 

Ok, a cidade é legal, tem muitos pontos turísticos, mas Izabela, por que um post só para isso? Ainda mais simples de responder, o livro Lola e o Garoto da Casa ao Lado se passa em São Francisco, e segunda enquanto eu via o programa eu senti como se eu já tivesse ido à cidade, tudo por conta de um livro. O quão estranho e engraçado é isso? Ok, vou parar com as perguntas que não podem ser respondidas, prometo.

A cada segundo do programa eu tinha mais certeza de que já tinha ido a São Francisco, as ruas me pareciam familiares, os bairros e até as praças eram estranhamente familiares. Tudo isso graças a um livro, um livro me fez viajar até a Califórnia, me fez por alguns dias morar em São Francisco. Foi mais um carimbo no meu passaporte literário. As casinhas num estilo vitoriano (mais uma coisa que aprendi com o livro) é que davam o ar completo de "eu já estive nesse lugar". 

Nada superou o que senti quando falaram do bairro Castro, lugar em que Lola mora no livro. Ah, teve o parque Dolores também, que foi bastante citado no livro e no programa. O bairro é conhecido pela predominância de moradores gays. Vale lembrar que Lola tem dois pais, o que a coloca exatamente nesse bairro. Resumindo, o programa foi para aprender mais sobre a cidade e claro, para matar a saudade da Lola e do Cricket, personagens do livro.

O quão mágico é viajar com um livro? Eu basicamente conheci uma cidade inteira com um unico livro. Eu conhecia as ruas, as casas, os pontos turísticos... Parecia que eu havia morado lá, mas o fato é que eu apenas havia morado em um livro. Não é a primeira vez que isso acontece. Nessa brincadeira já estive em Vegas com Travis e Abby de Belo desastre, New York em The Carrie Diaries, Forks em Crepúsculo, passando por Londres em Harry Potter e tudo mais. Sim, quando eu fui para Inglaterra eu me senti verdadeiramente dentro da história do bruxinho mais famoso do mundo.

A cada rua que eu andava, Cambridge ou Londres, eu me sentia dentro do mundo criado pela J.K. Rowling. Quando fui visitar algumas faculdade eu podia apostar o que fosse que eu estava em Hogwarts, até o ar era diferente, e para falar a verdade, tudo tinha o mesmo gostinho de "familiar" que São Francisco teve por conta da Lola. Realmente, viajar de verdade é uma experiência única e tudo mais, mas posso afirmar que viajar por um livro não fica tão atrás. Perde apenas por não podermos tirar fotos nos pontos turísticos.

E você, tem muitos carimbos literários, como está seu passaporte?

4 comentários:

  1. Os livros nos teletransportam para onde eles querem, não é mesmo? Quem tem a dádiva da leitura é capaz de conhecer cada canto deste mundo!

    Adorei o seu post.


    Beijos e sorrisos

    ResponderExcluir
  2. Orange County(The immmortal series), Londres(HP), Nova York de 1920(O grande Gastby), Forks(Twilight), Nova México, Espanha, India e Ohio(Os Legados de Lorien).
    Acho que é só isso, por enquanto :D
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu também amo esse programa, acho super interessante. Eu vi sobre Miami, uma cidade na Austrália e sobre a Turquia. Tenho muita vontade de morar um tempo em Los Angeles!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  4. Stéfhanie: Não tem coisa melhorq eu viajar nos livros! *-* muito obrigada, mil beijos

    just me: que chique *0*

    Nick e Mô: Realmente é mara *-* O de miami eu vi também :D LA tem cara de ser mara, não tenho vontade de morar lá, mas visitar seria perfeito!
    mil beijoooos

    ResponderExcluir