quinta-feira, 25 de abril de 2013

Na Estante: A Culpa é das Estrelas

"Alguns infinitos são maiores que outros."

Eu não lembrava que era humanamente possível chorar tanto por um livro, a ultima vez que eu havia chorado assim foi em Harry Potter e as Relíquias da Morte. É o tipo de livro que você sente a necessidade de fechar por alguns segundos para não lotá-lo de manchas por conta das lagrimas que parecem sair de uma torneira. Vale comentar que mesmo com essa de fechar o livro por alguns segundos eu ainda consegui deixar algumas marcas nele, como na página 253, que na realidade acabou marcando as três páginas seguintes também.

Eu estava enrolando o que podia enrolar com esse livro. Eu nem o comprei quando uma das minhas melhores amigas me falou que ele era o melhor que ela havia lido no ano, assim não teria que ler. Por quê? Pelo simples fato que ele não me chamava atenção, era um livro na minha cor favorita (esse exato tom de azul, ah como eu amo esse azul), com uma história que com toda certeza eu iria gostar de ler e com uma escrita que todos estavam elogiando. Mas algo em mim me afastava do bendito livro. Nesse ultimo final de semana, depois de ouvir basicamente todos os meus amigos falando sobre o livro, tomei vergonha na cara e o comprei.

"(...) me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra."

Leia. Mas leia sem esperar nada pelo livro em si. Diferente do que eu achei que seria (por conta de comentários feitos por pessoas que já haviam lido), o livro em nenhum momento te prende. Você lê pelo simples motivo de que se apaixona pela história de Hazel e Gus. Eu consegui fechar o livro para dormir sem aquele problema de ficar rolando na cama pensando no mesmo. Mas isso não torna o livro ruim, longe disso. Torna o livro único da forma que ele é. O fato é que eu passei toda a leitura do livro tentando adivinhar como eu o descreveria aqui no blog, e agora que terminei (e estou escrevendo isso ainda chorando), só posso definir esse livro como: um livro cujo o infinito é maior que o infinito de outros livros.

Gus é um personagem que dá gosto de ler e da vontade de ter por perto como um amigo. Ele te faz rir, ele faz sonhar e te faz chorar. Mas em nenhum momento você o odeia por isso, você só o ama mais e mais a cada linha. Hazel é uma garota que sabe da vida como ela é, e os dois se completam de uma forma que só o "Algo" maior podia arrumar (com A maiúsculo, para alegria de Gus). Ambos personagens são adolescentes com câncer, cada um com o seu tipo, mas os dois levando a vida com a doença. Receita certa para o choro. Eu não vou contar maiores detalhes pelo simples fato que acabaria contando um número exagerado de spoilers, e esse livro merece ser lido sem saber uma única vírgula.

"A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas."

Não espere um livro sobre como a vida de alguém no estado terminal de um câncer é dura, espere por um romance leve e delicioso de ler. Espere por aprendizados de uma vida e por risadas que valem a pena. Espere para rir e chorar no mesmo capítulo tudo junto e misturado. Espere por um infinito de coisas.

Quero deixar registrado aqui meu muito obrigada para os melhores amigos do mundo que passaram meses tentando me convencer a ler esse livro. Vocês não desistiram do livro e de mim, obrigada. Ariel, Natascha, Júlia, Wend e Camilla. A culpa não é só das estrelas, é de vocês também. Ah, e claro, do autor John Green, vale comentar que nessa altura do campeonato eu leria até a lista de compras dele com cara de criança feliz em noite de natal.

“Meus pensamentos são estrelas que não consigo arrumar em constelações.”

A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 286
skoob do livro
meu skoob

7 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHH QUE LINDO, IZA!!!
    Esse livro é perfeito, fala a verdade! É um livro que é essencialmente bom apenas por ser despretensioso. Li ele tão rápido que já deixou saudade assim que terminei e por isso irei reler ele o mais breve possível porque é um dos que merece ser apreciado com calma cada página.
    Antes disso, preciso tomar uma vergonha na cara e terminar Teorema Katherine! O livro é bom também, mas cadê o tempo??? HAHAHAHA AAAAAAAAAAh amei que você tenha amado. Amamos juntos. HAHAHA <333

    ResponderExcluir
  2. Valeu a pena chorar, Iza?? Valeu a pena dar ouvidos a gente?? Sei ue valeu. ACEDE é assim, faz agente se apaixonar gradativamente e então de repente.
    Agora que terminei - depois de tanto chorar - já posso dizer que os risos saudosos chegam logo depois. Rsrrs!

    Ahhhhhh, Don't Forget To Be Awesome!! ;p
    http://ancoreblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah Isa...
    Eu tbm amei esse ilivro, mas ao contrário de vc eu não consegui larga-lo antes de terminar a leitura e saber o que acontece. E ainda fiquei um bom tempo antes de dormir pensando no Gus e na Hazel...

    Adorei a resenha *-*

    ResponderExcluir
  4. Wend: Não posso negar, é um livro perfeito mesmo!!
    Cadê tempo? Cadê dinheiro? Cadê todos os livros que queremos em hard cover aqui na minha mão para ontem? haha <33 *sorvete*

    Natascha: valeu chorar nada não! eu fiquei desidratada! D: realmente, obrigada por ser irritante ao ponto de me fazer ler o livro! haha

    Aninhahh.': Eu consegui largar, mas como falei isso não diminui nada nele haha pelo menos para mim haha thaaaaaaaaaaaaaanks <3

    ResponderExcluir
  5. Resenha demais!!!! Me identifiquei com a parte "Eu não lembrava que era humanamente possível chorar tanto por um livro, a ultima vez que eu havia chorado assim foi em Harry Potter e as Relíquias da Morte." foi exatamente o que eu pensei e senti quando li, emocionante e sem dúvidas perfeito! Um dos melhores de 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ^^
      Mas não é? Eu chorei de não conseguir respirar direito no final desse livro! o.O
      Eu li em 2013, mas está valendo! =)

      Excluir
  6. Na época que li este livro gostei tanto que fiz até um trabalho da faculdade sobre ele! kkkkk O autor tem histórias muito boas, e acredito que só não li um livro dele (que é em parceria). Não tive coragem de ver o filme até hoje, porque quase morri de tanto chorar só com o livro! Imagina... Um beijo!
    (de-lune.blogspot.com)

    ResponderExcluir