domingo, 10 de setembro de 2017

Na Estante: Entre o Último e o Primeiro Dia


Olha quem está de volta! Sim! As resenhas aqui do blog, afinal, euzinha nunca saí daqui, não é mesmo (vide os vídeos do canal, hehe)? E elas não só voltaram, como voltaram com tudo! Hoje vamos falar de um conto que foi escrito por uma das minhas autoras favoritas (quando o assunto é livros nacionais) e faz parte de uma série que amo muito. A autora em questão é a Bianca Briones e a série é a Batidas Perdidas. Se vocês ainda não leu a série pode achar algum spoiler por aqui, mas pode ficar tranquilo quanto o conto, afinal, ele foi escrito para não ter spoilers do resto da série, o que na minha opinião tirou metade da graça dele, mas vamos por partes. Eu li muito rápido, afinal, são poucas páginas, mas isso é normal para mim. Deitei para ler enquanto meu cabelo secava e, quando terminei, meu cabelo ainda estava pingando (haha). O conto ganhou quatro estrelas e sim, até eu estou chocada com isso. Afinal, faz parte de uma série que amo e foi escrito pela Bianca e blá-blá-blá! Eu sei. Eu sei. Mas, como já disse, vamos por partes. 

Nesse contos revemos todos os personagens dos livros já lançados da série, mas quem fica por conta da narrativa é a Vivi e o Rafa (casal do primeiro livro, As Batidas Perdidas do Coração). Festas de final de ano sempre reúnem todos da família e agregados. O natal já tinha passado e tudo estava relativamente bem no núcleo familiar dos Villa e Albuquerque (e cia). Faltava apenas o ano novo e é aí que a bagunça começa. Ninguém sabe ao certo onde vai ser a comemoração, quem vai, quem não vai e todo o drama relacionado a isso. É aí que Vivi e Rafa começam a organizar tudo e decidem muita coisa no lugar de todo mundo. A festa seria na casa de praia da família e todos teriam que ir, sem desculpas e muito menos sem draminhas. A piada era boa, afinal, o que mais sabem fazer nessa família é criar desculpas e dramas. E é assim que vemos a festa, muita comemoração, mas muito drama também. Dúvidas sobre o futuro, medos com relação a família e filhos, casais que não decidiram ainda se são casais e tudo mais em uma única casa.

"Sobrevivemos a mais uma ano e, não importa
 o que aconteça, sobreviveremos ao próximo também."

Isso é tudo que posso falar sem estragar a história, afinal, é um conto e não tem muito mistério na história. É aí que entra a nota que dei para ele. Pensei em dar cinco, afinal, a escrita, como sempre, está devorável e o conto é gostoso de ler, mas tem um pequeno problema, ele é meio (muito) inútil, sabe? Sei que foi apenas um "presente" da autora para quem gosta da série (para ajudar na espera dos próximos lançamentos), mas, mesmo assim estava esperando mais. Na verdade, o próprio conto me fez esperar mais. A forma que a autora escreve, não só nesse conto, te faz esperar por algo ali na próxima esquina. Você fica esperando algo muito uau acontecer, por conta de como o livro/conto é narrado e aí, nesse caso, quando eu achei que o trem ia para frente, ele parou e a história acabou.

E aí com essa de evitar spoilers (oi?) a autora também deixou de aprofundar dentro de sua própria história, o que é mega bizarro. Ok, teve um epílogo (sim) de duas páginas para quem já leu os livros e esperava algo a mais, mas, mesmo assim, foi bem bobinho e foi meio que "toma aqui". Ai, detesto falar "mal" de um livro/conto, ainda mais fazendo parte de uma série que gosto tanto e sendo de uma autora que adoro, mas eu não tenho como mentir aqui, vocês sabem.

De forma geral, eu indico para quem leu a série, realmente gostou e quer um pouco mais dos personagens. É como visitar amigos que não vemos já tem um tempinho e não dá para negar que isso é bom. Tem também o fato de que a escrita é maravilhosa, só não pode ir esperando grandes revelações e momentos emocionantes (como no resto da série). Enfim, acho que é isso.

Entre o Último e o Primeiro Dia
Autora: Bianca Briones
Páginas: 60
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário