segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O Futuro Chegou!


Nos últimos meses fiz muitos textos sobre o futuro e o medo que eu tinha dele, afinal, quando estamos na faculdade, o que mais ouvimos de todo mundo são perguntas sobre isso. É a versão 2.0 do famoso "O que vai ser quando crescer?". Só que, como já estamos em pânico com a faculdade, acaba soando como um "se vira nos trinta, colega, porque agora você é adulto". Eu já tinha contado aqui para vocês que terminei a faculdade e, com isso, acabei mudando muita coisa na minha vida também, mas agora a coisa toda ficou ainda mais real, porque fui, oficialmente, colar grau. Ou seja, agora eu sou realmente formada em Letras (ahhhhhhhhhhhhhh). Além disso, comecei no meu emprego novo e as coisas apertaram muito mais para o meu lado. Afinal, escola nova, metodologia nova e, claro, alunos novos também. Esse mês de agosto (que parece que nunca vai acabar, não é?) foi e está sendo um mês de adaptações para mim.

Eu estava morando longe dos meus pais, agora moro numa distância de (no máximo) quinze minutos deles. Eu estava trabalhando e estudando, mas agora estou só trabalhando (só entre muitas aspas, porque eu tenho trabalhado bastante, rs). É exatamente por isso que as resenhas foram saindo mais lentamente por aqui, mas como perceberam, foram saindo. Assim como os vídeos lá no canal que seguem firmes e fortes. Esse texto não é s[o mais uma justificativa minha para as minhas loucuras, eu juro. É mais um aviso geral para todos que estão na faculdade ou que, mesmo sem estar, já estão apavorados com ela. É algo que eu gostaria de ter lido quando estava em pânico alguns meses atrás e espero que ajude algumas pessoas por aí.

O medo passa. É claro que temos milhares de dúvidas enquanto estamos na faculdade, as mais variadas loucuras teimam em aparecer na nossa cabeça, mas isso passa, eu juro. Afinal as coisas que pensamos vão desde o clássico será que vou conseguir um emprego até o mais dramático possível, que é o será que vou sobreviver até o final desse curso (rs). Quando a gente forma, de primeira, é um grande susto. O "E agora?" vira oficial, mas, ao mesmo tempo, se cursamos algo que realmente amamos, tudo fica bem mais fácil. Achar um emprego não é um mar de rosas, mas se nos dedicamos la atrás, tudo fica relativamente mais tranquilo aqui na frente. Ah, e entenda que também é normal o medo voltar para algumas visitas, afinal, a vida adulta tem disso. Contas para pagar, problemas para resolver e, é claro, o trabalho com todas as suas preocupações (e alegrias também).

Você vai sentir saudades. Eu sei, isso é ridiculamente clichê, mas é igualmente verdade. A gente sente falta sim, afinal, era uma rotina e, por mais louco que fosse, era a nossa vida. Eu tenho amado chegar do trabalho e ter um grande nada para fazer (em tese, porque professor nunca fica sem algo para fazer, inclusive, quando eu terminar aqui vou corrigir mais algumas tarefas, rs), afinal, antes eu saia do trabalho direto para aula e ficava até tarde da noite por lá. Eu chegava morta em casa e já ia direto para cama, afinal, começava cedo o dia. O estranho, é que faz falta toda essa loucura. Ok, o que mais faz falta mesmo são as pessoas presentes nessa loucura. Os amigos da faculdade que aguentavam todo o drama e fazia de tudo aquilo algo especial. Aí, agora estou com mais saudade ainda.

Não significa que acabou. Quando eu era pequena, na realidade, até uns três anos atrás, eu achava que tudo acabava ali na faculdade. Formou, tá pronto para vida. Não é bem assim. Você têm muitas oportunidades legais de se especializar no que gosta de fazer (e não, não estou falando só de mestrados e afins, afinal, muito disse é mais nome que qualquer outra coisa, uma pós ou um "simples' curso extra já valem também.) e é bom aproveitar isso. Ah, mas também não precisava ficar maluco pensando que se não fizer algo assim que se formar está errado. pode respirar um pouco antes de voltar para a loucura, rs.

A vida segue sendo uma caixinha de surpresas. Olha, estou cheia dos clichês hoje, ein. A gente se mata de planejar tudo que queremos, mas aí vem a vida e ri da sua cara comendo pipoca. O que só aprendemos depois é que, muitas vezes, esse riso da vida é bom. Nem sempre sabemos o que realmente é bom para a gente, afinal, às vezes estamos crentes que precisamos de algo, quando, na verdade, precisamos exatamente do contrário. Isso é algo que descobri logo no meu primeiro ano de faculdade e que foi se confirmando a cada dia que passava. Inclusive, ficou ainda mais forte esse ano quando me formei. Eu fiz seis vestibulares e passei em cinco faculdades, a única que não passei era a que mais queria. O que eu, bobinha com meus dezessete anos, não sabia era que toda a minha vida precisava do lugar que eu ia morar para ir para frente. Criei o blog, fiz amizades de uma vida e vivi coisas que, com toda certeza, não teria vivido no lugar que eu achava que era melhor. Aí esse ano, só para me lembrar desse fato, estava crente que seguiria um rumo e um emprego, acabei em outro e, mesmo só estando nele desde Julho, já tenho certeza de que fiz a escolha certa e não poderia estar mais feliz com isso.

Em resumo, vai dar tudo certo. Respira fundo e segue em frente. Não tenha medo de arriscar e saiba que todo o drama que está sentindo é totalmente normal. Claro, a gente ama fazer um drama a mais na vida, mas é bom lembrar dessas coisas também. O futuro vai chegar e ele pode ser bem legal.

4 comentários:

  1. Ei, Iza! Seu texto me emocionou muito! Sempre estou te acompanhando por aqui, mas quase nunca comento... dessa vez não pude fazer isso, hihihi! Eu acho que estou vivendo essa fase do medo agora, a pressão de escolher para que lado ir, mestrar, trabalhar, fazer os dois, tudo isso rodando ao mesmo tempo na nossa frente é confuso, mas como bem colocou, no momento certo a gente acaba colhendo o que plantou nos anos de faculdade. Sinto saudades da época de todas vocês aqui nessa loucura que é o Dombos e estou muito feliz de ver que sua vida tem sido colorida e feliz aí também. Te desejo todo o sucesso do mundo sempre, você é maravilhosa, não só nas profissa, mas em muitos aspectos. Beijinho de alguém que tá longe mas torce muito pra você! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, meu xuxu! <3
      Imagino mesmo que está nessa fase por, literalmente, já estive nela no mesmo lugar que você está (acho que entendeu haha). Também estou com MUITAS saudades das nossas bagunças pelo Dombas, mas em outubro vou aí visitar vocês! <33
      Beijos e obrigada por tudo hoje e sempre, também torço demais por você.
      ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

      Excluir
  2. PARABÉNS IZA!!!! Um novo capitulo começa em sua vida, e que seja de muitas felicidades e cheia de benção. que você consiga realizar seus sonhos sempre.

    ResponderExcluir