quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Na Estante: The Cat in the Hat


Eu sou completamente apaixonada pelo escritor norte-americano Dr. Seuss. Acredito, de verdade, que os livros dele ensinam não só crianças americanas, mas brasileiras também. É claro que com certas adaptações no uso de cada livro (nível), mas isso é apenas um detalhe (que eu ando estudando, rs). Os livros são completamente rimados e os livros para leitores iniciantes têm um limite de palavras. Assim o pequeno leitor consegue aprender palavras novas, mas na quantidade certa para sua idade. O quão genial é isso? Eu já tinha comentado um pouco sobre o autor aqui no blog, mas uns (bons) dias atrás eu perguntei na página do blog se vocês queriam resenhas dos livros que tenho (minha coleção está crescendo cada dia mais <3) e vocês falaram que sim! Então aqui estou eu e resolvi começar com o gato, quero dizer, livro mais famoso.

Esse é o primeiro livro com um dos gatos mais famosos dos Estados Unidos. Começamos com dois irmãos que estavam sem nada para fazer em casa, o dia estava frio e, para completar, estava chuvoso. O menino (que não tem o nome citado nesse livro) e sua irmã Sally resolvem ficar sentados de frente para a janela na esperança de que algo legal poderia acontecer. Depois de um bom tempo apenas encarando a janela os irmãos, e o peixinho dourado da família, escutam um "boom" bem alto. Quando eles se dão conta, lá estava ele, de cartola e tudo, um gato bem maluco na entrada da porta. O gato deixou bem claro que mesmo com a chuva eles poderiam se divertir e era por isso que ele estava ali. Desde o começo o peixe deixa bem claro que não confia no gato, mas as crianças queriam se divertir, é claro que não iam escutar um peixe (um gato, sim.).

"I sat there with Sally
We sat there, we two.
And I said, 'How I wish
We had something to do."
Página 2

O problema é que a diversão do gato é basicamente uma grande bagunça e, quando achavam que não podia piorar, o gato ainda aparece com uma grande caixa vermelha. Ele a descreve como diversão-em-uma-caixa e explica que de dentro vai sair duas coisas que as crianças iam gostar muito. Aí conhecemos mais dois personagens bem famosos, Coisa Um e Coisa Dois (você provavelmente já viu alguém usando uma blusa vermelha com 'Thing One' ou 'Thing Two'). Eles conseguem ser ainda mais malucos que o gato, e a diversão deles começa a destruir a casa por completo e os irmãos precisam se unir para parar com toda essa bagunça, principalmente porque a mãe deles poderia chegar a qualquer momento. Mas é bem na hora do aperto que o gato some, deixando para trás uma bagunça sem tamanho. Depois de alguns segundos sem esperança as crianças escutam mais um barulho e lá vem o gato de novo. E ele ensina que sempre recolhe toda bagunça que faz, por isso voltou para ajudar.

"They say 'How do you do?
Would you like to shake hands 
With Thing One and Thing Two?"
Página 33

O livro é realmente para crianças, mas se você está querendo aprender inglês e gosta desse tipo de história é uma ótima ideia. The Cat in the Hat faz parte de uma 'série' chamada "I Can Read it All by Myself" (Posso ler esse livro sem a ajuda de ninguém, rs), feita para crianças americanas que acabaram de aprender a ler e querem/precisam treinar. Os livros dessa série têm mais ou menos 300 palavras que se repetem formando rimas bem divertidas que grudam na cabeça, sem esquecer que contamos com desenhos bem chamativos que ocupam um espaço significativo. Se você ficou curioso, sim, o livro virou filme (com a Dakota Fanning, até). Mas o filme é bem mais bagunçado e com algumas piadas que não agradaram nem um pouco as pessoas que, atualmente, cuidam do trabalho que Seuss deixou. A pergunta é, vocês querem mais posts sobre os livros do autor? No meu Bookshelf Tour Detalhado você consegue ver direitinho os livros que tenho na coleção, assim você pode escolher e me contar! Ah, aqui no Brasil o livro foi publicado como "O Gatola da Cartola".

The Cat in the Hat
Autor: Dr. Seuss
Editora: Haper Collins UK
Páginas: 61
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

2 comentários:

  1. Amei a sua resenha, agora me deixou com mais vontade de comprá-lo!
    Simplesmente apaixonada pelo gato :D


    www.gemices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir