sábado, 19 de abril de 2014

Book Haul: Jane Austen


Hey! Como está o feriado de vocês? O meu está muito muito bom, obrigada, rs. Estou aproveitando ao máximo minha família e arrumando os últimos detalhes para o meu curso (que é finalmente essa semana) de monitoria disney. Bom, vamos ter foco, né? Quando cheguei aqui na casa dos meus pais essa semana eu encontrei em cima da minha cama esse livro lindo (hardcover!). Foi um presente da minha mãe, então mamãe, obrigada! <3 Eu estou bem animada para ler, afinal é Jane Austen! O livro é em inglês e é uma edição especial da Saraiva. Ah o nome em português é "A Abadia De Northanger". Alguém aí já leu (ou viu o filme)?

Sinopse: Catherine Morland é porventura a mais estúpida das heroínas de Austen. A própria insistência no termo “heroína” ao longo da obra e a constatação recorrente do quão pouco este epíteto se adequa à personagem central fazem parte da carga irónica da história. E se Catherine é ingénua para lá do que seria aceitável, e o seu amado Henry a personificação de todas as virtudes masculinas mais do que seria saudável, a perfídia dos maus da fita - amigos falsos, interesseiros e fúteis – não lhes fica atrás no exagero. Tudo isto seria deveras irritante não fora o tom divertido com que Austen assume ao longo das duas partes que constituem este livro o quão inverosímeis são as suas personagens… Acrescente-se a paródia do romance gótico e do exagero em que induz as suas leitoras, e uma crítica inteligente aos críticos que acusam o romance de ser fútil e “coisa de mulheres”, e temos uma interessante historieta de amor, escrita com bastante graça e capaz de ultrapassar a moralidade caduca que nos habituámos a esperar da pena de Jane Austen. 

O livro é lindo e cheio de detalhes, por dentro da jacket dele temos um livro com carinha de antigo em tons de verde e creme, é puro glamour. Para quem sempre fica perguntando do nível do inglês, esse livro é um clássico, ou seja, tem realmente algumas palavras mais complicadas, mas isso de forma alguma vai atrapalhar a leitura (a não ser, é claro, que você esteja procurando motivos para não ler, rs). Ah! Vale lembrar, também, que eu já fiz um vídeo de Dicas Básicas para livros em inglês, você já viu? (:

2 comentários: