quinta-feira, 13 de junho de 2013

Texto: Biblioteca


Esse texto foi um exercício em sala, na aula de "Prática Textual", tínhamos que fazer uma lista (que não coloquei no post, rs) com todos os livros que já tínhamos lido e podiamos lembrar, em seguida era para escrever um texto começando com o significado de biblioteca e descrever a sua biblioteca (estante, prateleira...). Espero que gostem.

Biblioteca, da palavra grega "Bibliothek" que é a junção das palavras livros e deposito. Gosto da palavra, mas se eu recebesse a tarefa de dar outro significado para essa seria depósito de histórias, no fim das contas cada livro traz em si uma história. Não estou falando apenas das que estão escritas neles, mas sim as que eles trazem de lembrança para quem os lê.

Assim é a minha biblioteca, um depósito de lembranças. Cada livro esteve comigo em algum momento importante da minha vida, seja ele um momento bom ou ruim. Tenho livros que já viajaram comigo para dentro e  fora do país e livros que mesmo sem sair de casa já fizeram o mesmo. Livros que me acalmaram em momentos em que eu achava que nada no mundo poderia me ajudar e livros que me fizeram rir madrugada a dentro pelo simples motivo de ser bom.

Minha biblioteca não é grande, mas é recheada de livros que eu amo. Na primeira prateleira você vai encontrar minha coleção completa, em inglês e em português, do bruxinho mais famoso que conheço. Harry Potter não é só meu livro favorito, mas é também o motivo de um dia eu ter decidido ler e desse dia nasceu o meu amor pela leitura e pela escrita. Na prateleira de baixo estão os meus livros mais novos, os livros que entraram em minha vida não faz muito tempo, mas se estão ali é porque mesmo em um curto período de tempo já me conquistaram de uma maneira bem especial.

Mais um pouco para baixo tem os livros que considero os clichês mais gostosos de ler. Sou completamente apaixonada por clichês adolescentes. Esses lotam minha biblioteca, e mesmo sabendo quase sempre o caminho que eles vão tomar eu continuo lendo com a mesma vontade. Desde os livros da americana Meg Cabot até os livros que sempre me fazem chorar do autor Nicholas Sparks. Logo na prateleira seguinte vamos encontrar os clássicos, entre eles se encontra um dos meus livros favoritos, Romeo and Juliet. Livro que aprendi a amar graças ao filme que segue cada linha escrita por Shakespeare. Orgulho e preconceito, O morro dos ventos uivantes e por aí vai. Livros que em minha cabeça eu nunca iria ler ou até mesmo gostar, mas me surpreendi ao ler.

Espalhados por entre as outras prateleiras vamos encontrar os livros que me conquistaram pela capa ou pelo primeiro capítulo. Livros que achei enquanto fazia uma busca lenta e trabalhosa em inúmeras livrarias. Não é porque eles não têm uma prateleira fixa que são menos importantes. Cada livro da minha biblioteca tem um valor único e nada os substitui.

Essa é minha biblioteca: livros que viajam com a gente e livros que nos fazem viajar. Livros que nos fazem viver romances, aventuras, entrar em uma arena pela vida e passar um dia inteiro lendo sem pensar duas vezes. Livros que nos fazem sonhar e acreditar que todo sonho pode e deve virar realidade. Minha biblioteca é pequena, mas é minha.

4 comentários:

  1. Que pfto esse texto *--* você pode ser escritora. Serio. Famosa. Kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está na minha lista de sonhos kk já escrevi mais de 10 fanfics e tudo kk mas é complicado aqui no Brasil =//
      obrigada sweetie, fico verdadeiramente feliz que tenha gostado <33

      Excluir
  2. Ela já é escritora e famosa para nós que a amamos.
    Beijos minha linda
    Lena

    ResponderExcluir