segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Na Estante: Sempre Foi Você


Eu já estava muito animada para ler esse livro, mas o fato é que fiquei ainda mais animada quando fui começar. Quando eu postei que estava começando o livro eu recebi recados, comentários e mensagens de muita gente (mesmo) falando que eu ia amar e que precisava ler para ontem. Estavam certos. Eu não tinha ideia de qual era a história, mas assim que comecei o livro não consegui largar e, para melhorar tudo, o livro tem cheirinho de pipoca. Ok, pode ser que seja só o meu, mas assim que eu abri o livro para começar eu senti, de verdade, cheiro de pipoca de panela. Aí que o amor cresceu ainda mais e, sim, o cheiro ainda está no livro. Comentários e pipocas de lado, o livro conseguiu me prender muito e eu não consegui largar os personagens e, quando tive que largar, eles continuaram na minha cabeça. Se você quer entender o que me prendeu à esse livro e um pouco melhor da história dele é só continuar lendo a resenha. O livro não é exatamente um New Adult, mas passa por várias fases da vida dos personagens e, por isso, tem cenas mais picantes também, nada drástico, mas tem sim. Aviso de amiga, como sempre.

O livro conta a história de amor (bem longa, rs) da britânica Hanna e do americano Richard. Os dois se conheceram quando eram bem jovens e a mãe dela foi fazer uma festa na casa da – riquíssima – família dele em Londres. Hanna acabou virando babá da irmã mais nova dele e as famílias acabaram se juntando muito, ainda mais porque as mães acabaram virando melhores amigas, mesmo com as diferenças financeiras. Estavam juntos em todos os eventos e acabaram virando, de uma forma ou de outra, uma grande família. A amizade deles sempre foi muito forte e, por mais que ele estudasse e morasse em New York, eles sempre davam um jeito de se ver. O livro vai narrando trechos da vida deles sempre mostrando datas e momentos diferentes. Em alguns momentos vemos a história pelo lado dele e, em outros, pelo lado dela, mas sempre com uma narração em terceira pessoa. 

"Porque sempre foi você." - Página 148

A história vai crescendo junto com os personagens e com as descobertas deles. Os dois acabam seguindo sua vidas, mas eles sabiam, bem no fundo, que eles nasceram para ficarem juntos. Hanna passa por muitos momentos complicados em sua vida, entre perdas e relacionamentos conturbados, e Richard nem sempre sabe lidar com tudo que está acontecendo ao seu redor. Os planos de quando eram mais novos acabaram indo por água a baixo, afinal não podemos controlar nosso futuro, e eles sempre acabavam se separando por motivos nem sempre lógicos. Os dois vivem um relacionamento de momentos extremos, entre muita paixão e separações dramáticas. O que eles não esperavam era que teriam uma ligação maior que a vida deles, uma coisa que mostrava a força do amor e que os lembrou que tudo só pode dar certo quando estão juntos.

"Voltar para casa. Voltar para ele." - Página 214

O que mais gostei nesse livro foi a vontade de terminar que ele cria na cabeça do leitor. Cada capítulo começa com uma data (começamos lá em 1999) e o que enlouquece quem está lendo é que antes de conhecermos os personagens somos apresentados para a revelação de um grande segredo no futuro deles (em 2012). Ou seja, vamos vendo cada fase deles e vamos contando os segundos e as datas para 'voltarmos' para a descoberta do início da história. Hanna é uma personagem única, ela começa como uma adolescente revoltada, mas no final já vemos uma mulher adulta muito bem resolvida. Tudo que ela viveu e sofreu fez ela crescer como pessoa e como personagem. Richard era um jovem com alma de criança que foi forçado a crescer para poder lidar com os problemas que foram surgindo. Ruby, irmã do mocinho e melhor amiga de Hanna, é uma atração a parte. Divertidíssima desde criança. O mesmo serve para Tom, um dos melhores amigos dos personagens. 

O que achei genial é que a autora teve o cuidado de marcar coisas importantes nas passagens de ano. Por exemplo, eu já fiquei com um grande aperto no coração quando apareceu onze de Setembro de 2001 no título de um capítulo. O livro vai crescendo e te prendendo mais e mais a cada capítulo. Se você gosta de clichês precisa desse livro para ontem. Não é segredo que sou fã dessas histórias assim, então eu realmente amei o livro e me apaixonei pelos personagens (estou até com saudades do casal principal e das bagunças que eles criavam). É uma histórias com muitas idas e vindas no amor, mas é uma história que te prende muito. Obrigatório para todos que amam um bom romance.

Sempre Foi Você
Autora: Carrie Elks
Páginas: 312
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

2 comentários: