sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Na Estante: Fifty Shades of Grey | 50 Tons de Cinza (+18)


A vida nos ensina que não devemos julgar um livro pela capa dele (ou pela adaptação cinematográfica, rs), mas se tem uma coisa que esse livro me ensinou foi: Não devemos julgar um livro, ponto. Ainda mais se esse julgamento for baseado em coisas que terceiros falaram e, vamos falar a verdade, esse foi um dos livros mais comentados dos últimos tempos. Muita gente começou a falar que era um dos melhores livros do mundo, enquanto que outras pessoas (também muita gente) começaram a falar que era o pior livro do mundo. Uns falaram que era um livro muito pesado e chocante, enquanto outros falavam que era uma história que quebrava tabus e encantava. Era tanta opinião diferente e tantos comentários exagerados (e extremos de ambos os lados) que eu resolvi que só podia falar sobre o livro e tudo que ele representa depois de lê-lo. Então foi por isso que eu resolvi ler esse livro, para ter a minha opinião sobre ele (e porque o filme ia sair, rs). Eu me surpreendi muito e em muitos sentidos com esse livro e, se vocês estão curiosos, ele recebeu nota quatro lá no meu skoob. Se quiser conhecer um pouco melhor essa história que virou o mundo literário de cabeça para baixo, e até entender melhor a minha opinião, é só continuar lendo. Ah, é uma resenha/livro/história para maiores (+18)! Quem avisa, amigo é.

O livro conta a história de Anastasia Steele, uma jovem estudante de inglês que sempre viveu com a cabeça nos livros que lia. O mundo dela era a literatura e tudo que isso representava. Não gostava de sair, trabalhava muito e, de certa forma, sempre sonhava com o amor que lia nos livros. Sua vida estava normal e tediosa como sempre, até que sua melhor amiga – e colega de casa –, Kate, ficou doente justo no dia em que faria a maior entrevista da sua vida, com o empresário milionário Christian Grey, e sobra para a personagem principal, que não tinha ideia de como fazer uma entrevista, fazer o trabalho da amiga. Ela descobre que Grey é intimidador e um verdadeiro enigma. Ana se sente estranha perto dele, mas, ao mesmo tempo, se sente atraída pelo desconhecido. Grey tinha tudo que ele queria e, depois de colocar os olhos na estudante de inglês que estava entrevistando-o, ele logo descobriu o que mais queria no momento, ela. Todos a sua volta começam a perceber que o empresário está afim de Ana, mas ela não acredita que alguém como ele (que é descrito com um homem maravilhoso) poderia gostar dela. Aos poucos ela vai se abrindo para ele, mas ele deixa claro desde o primeiro momento que não é o mocinho das histórias que ela lê e que os gostos deles são bem diferentes e até mesmo exóticos.

"He's complicated, Kate. You know– he inhabits a very 
different world to mine." - Página 159

Ana é a definição de inocência e, mesmo com muito medo do desconhecido, acaba se entregando para Grey. O que ela não esperava era que os gostos dele iam realmente além da definição da palavra diferente e que para ter o romance dos sonhos ela precisaria assinar um contrato com regras inimagináveis. Os gostos do empresário eram realmente muito particulares e quando o assunto é sexo ele não conhece a palavra 'delicado', o sexo baunilha (o conhecido como 'normal') não tem graça para uma pessoa que pensa como ele (“Eu não faço amor. Eu fodo. Com força”). Mas o que fazer quando a relação começa a ficar muito mais intensa do que o esperado por ambas as partes? Ana começa a se envolver de um jeito que não era esperado e Christian não está nada acostumado com esse tipo de relação, ainda mais quando sua família se envolve com a garota e aprova a relação. Ninguém sabe o que acontece entre as quatro paredes do quarto vermelho da dor, mas às vezes só a vontade não basta em uma relação, ainda mais quando a relação em questão é tão intensa e maluca.

"Because I'm fifty shades of fucked up, Anastasia." - Página 269

Vamos deixar uma coisa clara de uma vez, é um livro erótico. O que mais me espantou foi o número de comentários que li/recebi sobre o livro ser bom, mas ter muitas partes desnecessárias. Em alguns livros o exagero nas parte de sexo vira sim desnecessário, mas nesse caso e falando desse livro é algo esperado. Eu sabia que estava começando um livro que o foco era a relação intima dos personagens e, por saber disso, não tenho como falar que é algo desnecessário, na realidade, tem a palavra "Erótico" escrita na capa, ou seja, as cenas nesse caso são necessárias. Não sei se é porque já li muitos livros New Adults com cenas mais picantes ou se é porque estava esperando algo pior (baseado nos comentários alheios), mas não achei assim tão pesado, é sim chocante em alguns momentos, mas nem sempre pesado. É chocante por ser um assunto pouco comentado, mas só por isso. O livro tem sim cenas muito picantes e com coisa inimagináveis, mas tudo que acontece entre os personagens é conversando como uma negociação (porque é assim que o personagem vê a relação), por isso não entendo quando o povo fala que é apenas um livro em que a personagem apanha. Fico feliz de poder da minha opinião depois de ter lido, porque se tem uma coisa que percebi essa semana é que as pessoas ainda julgam demais e, as vezes, até perdem a razão por conta disso.

O livro é bom? Sim e não. Vamos começar pelo sim, ok? Eu me diverti de verdade com os emails que os personagens trocam durante a história (que não são poucos) e principalmente com a mente da personagem principal. Ana tem as famosas anjinha e a diabinha em sua cabeça julgando cada ação dela e dando ideias de como lidar com cada acontecimento, mas as duas são versões hilárias dela e têm até nome (consciência, que é a certinha e a deusa interior, que é maluca e adora sair pulando quando Ana aceita alguma coisa que Grey fala). Quando não está sendo um maluco, Grey, é um personagem adorável e eu entendo porque tantas mulheres (e homens!) se apaixonaram por ele. Afinal ele não tem medo de falar o que quer e como quer. O não é porque o começo do livro é muito mal construído, na minha opinião, e em alguns momentos a autora escreve de uma forma muito confusa. Achei divertido que realmente podemos ver muitos (muitos mesmo) traços de Crepúsculo, chega a ser gritante a relação. Para quem não sabe, a história foi escrita originalmente como uma fanfic da história dos vampiros. Isso já rende muito ódio gratuito, se querem saber minha opinião. Só me irrita o fato de que muitos (mais uma vez julgando) falam que é um livro ruim porque era uma fanfic. Hey! Espera aí, fanfics podem sim ser muito boas, ok? Levei isso para o pessoal, rs.

Vale comentar, antes de terminar, que o título do livro faz muito mais sentido em inglês. Vou ler as continuações? Sim, mas não agora. O livro termina de um jeito que te deixa bem curioso para saber como tudo vai terminar, mas, ao mesmo tempo, estou com muitos outros livros na fila de leitura e não é algo que eu não consiga esperar. Se você gosta de livros eróticos, precisa ler essa trilogia para ontem! Ah, e se o que estava te segurando é a opinião alheia ligue o fod*-se e seja feliz. Leia e não tenha vergonha disso. Mas aqui fica a dica, abra bem a mente e leia sem pensar no que os outros estão falando sobre o livro e o assunto dele. Ache a sua opinião para o assunto e depois continue sem medo de ser feliz sobre o que achar. Vale lembrar, mais uma vez, que esse é um livro para maiores e que tem muitas cenas picantes. Não julguem um livro pelo que falam dele, leiam antes de julgar ou, pelo menos, confiem no que as pessoas com os mesmos gostos literários que você acharam (minha mãe que me deu o livro, rs). Descobri que tenho essa tal deusa interior e que é legal isso, e não, eu não tenho vergonha de contar isso e muito menos vergonha de falar que li o livro.

Fifty Shades of Grey (+18!!!!)
Autora: E. L. James
Editora: Vintage
Páginas: 518
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

8 comentários:

  1. Minhas amigas surtaram com esse livro, falavam tanta coisa dele e sinceramente não é tão pesado como pensei que fosse. A autora se perde um pouco durante a historia e pelo que eu soube isso continua nos outros livros tbm. Não sabia que de inicio fosse uma fanfic. A deusa interior de Anastácia me faz rir, ela as vezes é louquinha haha.E bem legal a troca de email deles, as vezes me rende boas risadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o mais pesado do livro é o que falam dele, rs. Sim, como comentei na resenha, em alguns momentos ela fica muito confusa no que está escrevendo e em outros fica até complicado por conta disso. Sim, uma fic de crepúsculo! =)
      Realmente, a deusa interior rendeu MUITAS risadas altas na madrugada haha

      Beijos

      Excluir
  2. Este livro é para ler com a mente aberta e sem preconceitos :) gostei do livro e do filme mas, não é o meu favorito de todos os tempos rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Todo livro devia ser assim, na verdade. É uma pena que nem todos pensem assim, né? Gostei, mas nem perto do favorito, haha mas foi bom para poder ter a minha opinião! =)

      Beijos

      Excluir
  3. ahhhahah Iza! Adorei sua resenha, é triste ver o quanto o tal do preconceito literário ainda perpetua por ai, as pessoas confundem "opinião" e gosto pessoal com falta de respeito, o que eu vejo muito por ai entre pessoas que não gostam da historia é totalmente desrespeitoso. Mas enfim néh! cada um na sua, mas agora sobre o filme, prepare-se para dar muitas risadas a Ana da Dakota ficou sensacional.
    bjinhos*..*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico muito feliz (de verdade) que tenha gostado!! <33
      Sim, ainda existe e é muito forte! Principalmente com os livros 'da moda' =/
      Exato, o povo esquece que todo mundo tem direito de ter uma opinião e não temos direito de criticar assim a opinião alheia!
      Devo ver o filme semana que vem e estou bem animada!

      Obrigada e mil beijos!!

      Excluir
  4. Eu também li Cinquenta Tons de Cinza, não achei tão ruim quanto disseram. Claro, tem o sexo, as preferências do Christian que assustam as pessoas, mas eu enxerguei tudo como um romance. E estou louca para chegar ao último livro. Bjs, fofa!

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo que aconteceu comigo, pelo que falavam eu esperava uma coisa terrível! D:
      Também estou!

      Beijooos

      Excluir