quarta-feira, 3 de maio de 2017

Na Estante: Harry Potter and the Chamber of Secrets


Reler a série Harry Potter foi a melhor ideia que tive esse ano (e olha que ainda nem chegamos, oficialmente, na metade do ano ainda), oficialmente. É algo que tem me feito um bem enorme e tem me lembrado (de verdade) o motivo de eu amar tanto ler, de forma geral mesmo. Está fácil entender como me apaixonei pela série e pela leitura quando era mais nova, porque está acontecendo tudo de novo enquanto releio a história. O segundo livro nunca foi meu favorito da série, mas, definitivamente, é muito bom. Eu me lembrava da história, é claro, mas alguns detalhes se perderam na memória e fui recuperando-os enquanto lia. Muito mágico, literalmente. Acabei fazendo uma leitura bem picada esse mês, por conta do trabalho, mas no final das contas toda a loucura valeu a pena. O começo fui lendo aos poucos quando conseguia tempo, mas todo o resto foi de uma vez só, completamente devorando a história. O livro, como eu bem me lembrava, é devorável como todos os outros da série. A história é fluída e gostosa, por mais tensa que seja (se compararmos com o primeiro). O livro, é claro, continuou com cinco lindas estrelas.

Harry não conseguia acreditar em tudo que tinha acontecido em sua vida no último ano. De um garoto que morava em baixo da escada da casa dos tios, ele passou para um bruxo famoso que estuda em uma das maiores e melhores escolas de bruxaria do mundo. Tudo parecia um sonho bom demais para ser verdade. Ele sabia que tinha vivido tudo aquilo, mas estava distante de toda essa realidade, afinal, desde que tinha voltado para casa, nas férias, não recebia notícias de seus amigos. Tudo começa a fazer sentido quando um elfo doméstico, Dobby, aparece em seu quarto avisando que ele não poderia voltar para Hogwarts. Algo muito ruim iria acontecer e Harry Potter, de acordo com o elfo, precisava ficar longe daquilo. Besteira, Harry pensou. Hogwarts é o lugar mais seguro que existe e ele nem sabia se podia confiar em um ser que, até pouco, nem sabia que existia. Ao tentar voltar para sua escola, com seu melhor amigo, Ron, Hary acaba ficando preso do lado de fora do portal que os levaria para o trem e é aí que uma lista de coisas estranhas começam a acontecer. Os dois conseguem, quebrando muitas regras mágicas, voltar para a escola, mas aquilo era só o começo de mais um ano maluco.

"Harry Potter must not go back to Hogwarts." - Página 22

Entre tentar não matar o menino mais mimado e insuportável do mundo, Malfoy, e aguentar seu novo professor, Lockhart, Harry ainda tem que entender tudo que está acontecendo ao seu redor. Vozes estranhas começam a sair das paredes do castelo e só ele consegue ouvi-las. Pessoas começam a sofrer ataques no meio dos corredores da escola e ninguém sabe ao certo como as coisas aconteceram. Tudo que Harry sabia, graças a um escrito sanguinolento em uma das paredes da escola, era que a Câmara Secreta estava aberta e que os inimigos do herdeiro (de um dos fundadores da escola, Sonserina) precisavam ter cuidado. As pessoas começam a duvidar umas das outras, isso inclui Harry, que vira, mais uma vez, o centro das atenções entre os colegas. Quem seria o culpado? O que estaria escondido na tal Câmara? Harry precisa descobrir antes que algo pior, bem pior, aconteça.

"(...) the Chamber of Secrets is open once more." - Página 194

Eu estava maluca para reler esse livro, porque sabia que tinha um capítulo nele que não tem nada parecido nos filmes. Me lembravam por cima, o que acontecia, mas queria ler tudo nos detalhes. Tudo isso por conta de uma cena em que os personagens principais, Harry, Ron e Hermione, vão parar em uma festa de fantasmas (mas isso é tudo que conto, mas não perder a graça de quem ainda não leu, rs). Enfim, mais uma vez fiquei ainda mais apaixonada pelo personagem Hagrid. Como comentei na resenha do primeiro livro, não me lembrava o quão fantástico o gigante consegue ser. Ah, o que me lembra que achei alguém para odiar mais que o Malfoy, o professor Lockhart. Me lembrava que não ia com a cara dele, mas é algo bem pior que isso, não o suporto, rs. Mais uma vez, também, tive a certeza do personagem maravilhoso e único que Harry é. Mesmo com toda a fama e loucuras que acontecem em sua vida ele segue sendo um menino que acredita no bem e busca sempre o melhor para todos (que merecem, hehe).

Se ainda não leu (ou releu) esse livro, indico muito. É claro que, por conta dos filmes, muita gente já sabe a história, mas os detalhes estão apenas no livro e, claro, as cenas que só existem em palavras também. Definitivamente não me lembrava o quão fantástico esse segundo livro era. Valeu muito a pena.

Harry Potter and the Chamber of Secrets
Autora: J.K. Rowling
Editora: Bloomsbury
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Um comentário:

  1. Oi!!! Que saudades de ler suas postagens.

    Estava com este projeto em mente, pois HP definitivamente, me abriu as portas para o mundo literário e eu tenho que sentir novamente esta magia.

    Grande abraço,
    Victor Nascimento
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir