quarta-feira, 15 de julho de 2015

Na Estante: 360 Dias de Sucesso


Esse foi o quinto e último livro que li na minha maratona (maluca) de vinte e quatro horas. Escolhi esse porque queria um livro bem leve e, bom, esse livro estava 'abandonado' na minha estante desde novembro (já estava quase fazendo aniversário, rs). Eu adoro a Thalita e, quando eu era mais nova, eu lia todos os livros dela, tenho, até mesmo, um livro e marcador autografado por ela. O fato é que tinha muito tempo que eu não lia nada dela, mas sempre acompanhei o trabalho e as redes sociais da autora, afinal, ela é uma piada e um amor, tudo junto e misturado. Achei divertido que consegui perceber muitas coisas enquanto eu lia esse livro, coisas que iam muito além da história, isso foi o mais divertido. Eu mudei muito desde que li um livro da autora pela última vez e, até mesmo, a escrita dela melhorou muito (e já era boa). Eu cresci muito, afinal, já tinha uns cinco anos que eu não lia nada dela, é muito tempo. O livro realmente é bem levinho e muito divertido e ganhou quatro estrelas lá no meu skoob. Só porque eu sou chata mesmo, rs. Brincadeira (ou não), é porque eu estava esperando um pouco mais do meio da história, mas já vou explicar isso melhor aí em baixo, então, se quiser entender melhor é só continuar lendo.

O livro conta a história da banda Pólvora pelos olhos de um dos seus integrantes, Gualter, o baterista. Nós vemos como a ideia de criar uma banda surgiu e como que todos os integrantes se conheceram. Vemos um pouco da vida de cada um antes da fama e, claro, vamos acompanhando o crescimento deles e cada segundinho de glória que tiveram.A banda começa como uma brincadeira de amigos, mas quando eles percebem que são realmente bons no que estão fazendo, o Brasil percebe junto e é assim que eles ficam ultra-mega famosos quase que da noite para o dia. Não é fácil lidar com tudo isso, ainda mais quando a fama sobe a cabeça de alguns. Uns querem aparecer mais que outros e, até mesmo, se acham melhores. A fama pode ter todos os lados bons, mas não é algo perfeito. Intrigas, brigas e até problemas de identidade podem atrapalhar, e muito, uma banda ou, pior, uma amizade. Em 360 Dias de Sucesso nós acompanhamos todos os dramas por trás da vida de adolescentes que tinham tudo para muito mais que um ano de sucesso, mas que não souberam lidar com isso. O que vem fácil pode ir muito fácil também.

"A Pólvora foi a coisa mais incrível que aconteceu 
na minha vida!" - Página 289

Adorei o fato de que a autora fez uma pesquisa muito legal para escrever o livro (tem vídeos sobre isso no youtube). Ela não escreveu coisas aleatórias sobre uma banda, mas, sim, coisas muito comuns em bandas muito famosas. É uma história muito atual que está recheada de coisas da cultura brasileira e, até mesmo, do nosso jeitinho de amar os ídolos. Afinal, não é segredo que os brasileiros sempre se entregam de verdade quando são fãs. Para vocês terem uma pequena noção disso tudo, até o Hugo Gloss (blogueiro de famosos) é citado no livro, tipo assim, você realmente acredita que está lendo uma biografia, não um livro com uma história fictícia. Por mais que você sinta isso, de verdade, eu senti façta de um pouco mais da história da banda, no sentido de 'vida pessoal'. Sei e entendi muito bem que a ideia do livro era exatamente mostrar o crescimento e depois a 'queda' da banda, mas senti falta de mais conteúdo nesse meio e foi por isso, só por isso, que o livro perdeu uma estrelinha.  Se você gosta de livros young adults bem agitados, cheios de referências à cultura pop e muito drama de famoso, esse livro, definitivamente, é para você. A escrita da Thalita é uma delícia e fiquei com muita vontade de reler e ler os livros dela.

360 Dias de Sucesso
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Rocco
Páginas: 304
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário